LITERATURA – GRUPO NEOCONCRETO MINEIRO – Uma História

Data da Publicação:

27/04/2024

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Em 1952 Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos publicaram “Noigandres 1”, em São Paulo, propondo um programa, em equipe, de experimentos no campo da poesia de vanguarda, dando continuidade ao Modernismo que acontecera em 1922. Augusto de Campos denominou “Poesia Concreta” o novo gênero de poemas que surgia para criar polêmicas e radicalizar posições.
Poetas e militantes literários assumiram e o movimento fixa a partir de 1957 com a I Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada no Rio de Janeiro.
O movimento ganhou forma e campo. Os reflexos internos foram os mais variados e houve adesão de cidades pelo interior do Brasil, principalmente em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Em 1957 um grupo de jovens radicados em Poços de Caldas
aderem à proposta vanguardista e forma o Grupo Concreto Mineiro, cujos integrantes eram os jovens José Asdrúbal Amaral, Omar Pereira, José Paschoal Rossetti, Roberto Thomas Arruda e Célio Cézar Paduani.
O grupo segue a linha de criação aberta pelo poeta alemão Eugen Gomringer que historicamente iniciou na Europa a poesia concreta.
O grupo partiu, em 1959, para a poesia Neoconcreta. José Paschoal Rossetti, em seu livro “Colunas-Calor, editado em 1959, diz: “O neoconcreto é a preocupação em abordar o som, aproveitar o espaço; e o tempo age como simples elemento desligado, não estando em conformidade com as noções explícitas do poema. São tentativas e experiências transcendentes do verbo e ligadas à profundeza da obra, havendo predominância de uma outra realização estético-acústica-ótica”.
Para divulgação da sua obra, o Grupo Neoconcreto Mineiro editou a coleção Temposom em sete volumes: Anjo Metal (poemas neo-concretos); Coluna-Calor (poemas neoconcretos); Roteiro-Epígono (contos cinematográficos, poemas); 5 Poemas Concretos (ótico- espaciais); 10 Poemas: 5 Heinz & 5 Rossetti; Poesia Concreta Ceará-Minas (antologia); e Metamorfose (livro solo de José Asdrúbal Amaral).
Sem dúvida, esse movimento marcou uma fase importante na e para a história da Literatura poços-caldense, proporcionando vários estudos e várias análises no contexto da literatura de vanguarda do Brasil.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!