Cinecêro leva cultura do boi para escola e praças públicas
Poços de Caldas, MG- Com o objetivo de ampliar o alcance da distribuição da obra do grupo Rasgacêro nasceu o Cinecêro, com exibições gratuitas e itinerantes de obras audiovisuais. Em sua quinta temporada, o projeto realizou a circulação do filme Um Boi bem + Brasileiro, por meio do Edital Especial 01/2023 da Lei Paulo Gustavo em Poços de Caldas, em praças e também para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
A Praça Paulo Affonso Junqueira, a Praça da Apae, na Vila Cruz, a Praça Dom Pedro II, o Mirante São José Padre Graziano Cirina e a Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto, na zona leste, receberam o projeto. A kombi do grupo se transforma num telão, de onde são exibidos conteúdos audiovisuais autorais. As sessões apresentam clipes, documentários e reportagens que narram a trajetória de quase 25 anos do Grupo Rasgacêro.
Os secretários municipais de Cultura, Gustavo Dutra, e de Governo, Paulo Ney, prestigiaram a exibição do filme Um Boi bem + Brasileiro no Mirante São José Padre Graziano Cirina. Já a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi, o secretário de Cultura, Gustavo Dutra, a coordenadora da Divisão Pedagógica, Tatiana Cristina Marques e a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura, Lavínia Crestani do Vale acompanharam a apresentação na E.M. José Raphael dos Santos Netto, no Jardim Philadelphia.
“Foi muito gratificante acompanhar o envolvimento dos alunos com o filme. Pela participação de todos, fica evidente a relevância de projetos como esse nas unidades escolares”, destacou a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi.
Em Um Boi bem + Brasileiro, o grupo Rasgacêro apresenta a divertida saga do Pai Chico e de sua esposa Catirina que, grávida, deseja comer a língua do boi Brioso, o animal mais importante da fazenda. O filme é uma adaptação do premiado espetáculo “Um Boi bem + Brasileiro”, do Grupo Rasgacêro, e faz uma releitura criativa do folclore brasileiro, homenageando as principais culturas de boi do nosso país.
“A circulação do filme é viabilizada como contrapartida do Edital da Lei Paulo Gustavo. A LPG se relaciona especial e fortemente com a questão educativa e de formação de público para o audiovisual, com os projetos circulando nas escolas públicas e com a distribuição gratuita de ingressos para o cinema”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
A iniciativa tem como objetivo distribuir a obra audiovisual do Rasgacêro ocupando novos espaços, valorizar a cultura brasileira e as produções artísticas autorais, além de promover lazer e entretenimento através do cinema de rua. “Eu sempre me emociono quando nosso trabalho sai às ruas, e através dele, faz brilhar os olhos de quem passa. Nos registros do Cinecêro, é possível perceber o olhar do público que brilha. Isso é nossa resposta mais importante e também é nosso combustível para seguir sonhando com um mundo melhor a mais feliz”, celebra o responsável pelo projeto Cinecêro, Ricardo Malabi.
Com linguagem lúdica e contemporânea – identidade do Rasgacêro – Um boi bem + brasileiro encanta o público por onde passa. O filme foi escrito e dirigido por Rodrigo Robleño, gravado em 2020 e adaptado da linguagem teatral de rua para o cinema, o Cineteatro.
“Poder levar nosso filme através do Projeto Cinecêro, e a partir dele, trocar experiências com novos expectadores, em lugares mais distantes e de pouco acesso à cultura, me encanta! Remete ao início do Rasgacêro, quando nem imaginávamos onde nossas artes poderiam chegar. Sinto que a missão está sendo cumprida. Me emociono de novo! Ressalto e agradeço aos mecanismos e projetos que nos mantêm ativos nesta caminhada e a todos que constroem conosco a caminhada do Rasgacêro. Ê Boi!”, finaliza Malabi.