Alunos da rede municipal de ensino vão ao cinema pela primeira vez
Poços de Caldas,MG – Um mundo novo se abriu para o pequeno Israel da Silva, na tarde ensolarada desta quarta-feira de outono, 8 de maio. Com as mãos na boca e os olhos brilhantes, atônito e emocionado – tudo ao mesmo tempo agora – ele sentiu o coração bater mais forte quando a grande tela se iluminou. Pela primeira vez, o menino entrou numa sala de cinema, acompanhado da mais animada turminha da Escola Municipal CAIC Professor Arino Ferreira Pinto.
Aluno da professora Raquel Guimarães, que também estava bastante emocionada, Israel está na turma B do 1º Ano do Ensino Fundamental. O pequeno disse que essa é a primeira vez que sai da região sul, onde mora e estuda, para conhecer o centro da cidade. Histórias para contar sobre o dia em que conheceu a 7ª arte não vão faltar, desde o trajeto de ônibus com os colegas e as tias, do CAIC, no Jardim Esperança, até o Cine Marquise Ultravisão, na Rua Rio Grande do Sul, no coração de Poços de Caldas, passando pela emoção de se sentar diante da telona e as risadas com o gato laranja mais famoso do mundo e suas novas aventuras, no filme “Garfield – Fora de Casa”.
A primeira sessão gratuita contou com a participação de 100 estudantes da E.M. CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, muitos dos quais nunca tinham assistido a um filme no cinema. “Nunca assisti, mas acho que vou gostar”, disse Yuri Miguel, que conhece o personagem Garfield, mas nunca tinha assistido aos filmes. A Maria Fernanda também estava ansiosa para o início do filme.
Quando as luzes se apagaram a gritaria gostosa da criançada encheu o cinema, apesar dos protestos carinhosos das professoras: finalmente começou o filme, depois de minutinhos que pareciam pesadas horas para aqueles olhinhos cheios de alegria e ansiedade.
Sessões gratuitas
Até dezembro de 2024, serão 3.000 ingressos distribuídos para os estudantes da Rede Municipal de Ensino e público atendido por instituições socioassistenciais do município, em lotes trimestrais. A coordenadora de Fomento e Incentivo à Cultura, Lavínia Crestani do Vale, informa que a Secretaria Municipal de Cultura recebe a programação do cinema semanalmente e, a partir daí, realiza os agendamentos.
“Oportunizar este encontro mágico do público com a arte, especialmente dos nossos alunos das escolas públicas com a produção audiovisual, é, sem dúvida, cumprir com a missão de levar a alegria da arte a todos, o que o Paulo Gustavo fez com tanta maestria em sua curta passagem. É uma satisfação para nós acompanhar a execução desta ação que, muito além de uma contrapartida formal, faz diferença na vida da população”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
No dia 16 de maio, a próxima turma atendida será da Escola Municipal José Avelino de Melo, da zona rural, que vai trazer todos os estudantes matriculados na unidade para assistir ao filme. “Foi uma experiência muito especial para as crianças, muitas nunca tinham entrado em um cinema e é extremamente gratificante poder acompanhar essa vivência tão rica para os nossos alunos”, ressalta a coordenadora da Divisão do Programa Municipal da Juventude, Ana Maria Lobo de Carvalho.