semi_21

Seminário de Saúde Mental, Os Desafios do Cuidado em Liberdade

Data da Publicação:

21/05/2024

Poços de Caldas, MG – Nesta segunda-feira, o Espaço Cultural da URCA foi palco de um evento promovido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em celebração ao Mês da Luta Antimanicomial. O seminário abordou temas para o fortalecimento dos cuidados em saúde mental no município, reunindo especialistas, profissionais de saúde, estudantes e membros da comunidade.
A abertura do seminário contou com a palestra de Roberta Ecleide O. Gomes Kelly, que explorou os desafios e estratégias do cuidado em liberdade, além de ressaltar a importância da luta antimanicomial. Kelly destacou a necessidade de práticas que respeitem os direitos e a dignidade dos usuários, promovendo um cuidado humanizado e inclusivo.
Seguindo a programação, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Os Desafios dos Serviços de Saúde Mental no Município de Poços de Caldas Frente à Contrarreforma Psiquiátrica”. Este debate reuniu diversos profissionais para discutir as dificuldades e buscar soluções para a melhoria dos serviços oferecidos à população.
Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do enfermeiro Ronan Alves Ribeiro, que abordou a “Atenção Integral às Pessoas em Situação de Rua”. Ribeiro destacou as práticas e os desafios enfrentados no cuidado dessas populações vulneráveis, propondo estratégias para um atendimento mais eficaz e humanitário.
O evento foi concluído com um debate aberto, onde palestrantes e público puderam interagir, trocar experiências e esclarecer dúvidas. Esse momento de perguntas e respostas proporcionou uma rica troca de conhecimentos e fortaleceu o compromisso de todos com a melhoria da saúde mental na região.
Para a coordenadora do RAPS, Paula Christiane Vitor, o seminário foi um marco importante: “O seminário trouxe como tema os desafios do cuidado em liberdade, que levantou um debate construtivo para ampliação da rede e melhorias no cuidado integrado ao usuário. Contou com a presença de vários serviços, atenção básica, conselho tutelar, promoção social, estudantes de medicina e psicologia, bem como palestrantes especiais que abrilhantaram o evento. Gratidão à colaboração de todos em prol da saúde mental”.
O evento não apenas celebrou o Mês da Luta Antimanicomial, mas também reforçou a importância de um cuidado em saúde mental que seja inclusivo, integrado e humanizado, refletindo o compromisso de Poços de Caldas com a promoção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.

Leia Também

Foto: Divulgação

Confira o funcionamento dos serviços no feriado de 13 de maio

Poços de Caldas, MG - Em razão do feriado municipal da Festa de São Benedito, comemorado na próxima terça-feira (13), alguns serviços públicos e estabelecimentos de Poços de Caldas terão alterações no funcionamento. O Centro Administrativo estará fechado na segunda…
Foto: Divulgação

Poços participa do 1º Encontro de Integração Institucional promovido pela ARISB-MG

Poços de Caldas, MG - No último dia 5 , a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) realizou o 1º Encontro de Integração Institucional com os Municípios, reunindo representantes de cidades consorciadas com o objetivo de…
Foto: Divulgação

Dia das Mães: mais do que uma data comercial, um símbolo de amor, reconhecimento e afeto

Poços de Caldas, MG – Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas mais significativas do calendário brasileiro. Mais do que flores, presentes e almoços em família, o dia representa uma oportunidade de homenagear…
Foto: Divulgação

Projeto “Olhar de Malu” leva atendimento oftalmológico a crianças com Down

Poços de Caldas, MG - A Associação Malu de Amor, referência no atendimento gratuito a crianças e adolescentes com Síndrome de Down em Poços de Caldas, realiza nesta sexta-feira (9), das 13h às 17h, a primeira edição do projeto “Olhar…
Foto: PMPC/Divulgação

Poços oferece serviços específicos para pessoas em situação de rua

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas conta com uma rede de serviços voltados especificamente para o atendimento qualificado de pessoas em situação de rua, que abrange desde alimentação adequada, higienização, locais dignos e confortáveis para dormir, busca ativa…
Foto: PMPC/Divulgação

Inscrições movimentam artesãos para vagas na tradicional FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu o processo seletivo para o preenchimento de 30 vagas na tradicional Feira de Artesanato (FEARPO), realizada na Praça Dom Pedro II — popularmente conhecida como Praça dos Macacos.…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!