Aliança em Prol da APA da Pedra Branca inaugura viveiro de plantas medicinais
Caldas, MG – Na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, organização da sociedade civil atuante no território da Serra da Pedra Branca, Sul de Minas Gerais, inaugurou a estrutura de um viveiro para a produção de mudas de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.
Este é o segundo viveiro da entidade e tem por objetivo fomentar a produção de ervas medicinais, condimentares e aromáticas pela agricultura familiar de Caldas e região, possibilitando o acesso a mudas de qualidade para esse fim. O primeiro viveiro da entidade, construído no ano de 2020, é destinado à produção e distribuição de mudas de espécies de árvores nativas da região, e produz mais de 20 mil mudas anualmente.
“Estou muito feliz por poder participar desse projeto que não é só um sonho como também vai ajudar muitas pessoas a ter uma vida mais saudável e contribuir para que juntos possamos, a cada dia, plantar o amanhã”, celebrou Meiry Melo, responsável pelo cuidado e construção do viveiro Plantando o Amanhã.
A estruturação deste segundo viveiro foi realizada graças ao projeto “Produção de mudas e fomento à produção pela agricultura familiar de ervas medicinais, condimentares e aromáticas”, executado por meio de um convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de Caldas e de emenda parlamentar do Deputado Federal Padre João (PT), a pedido do vereador do Mandato Movimento Caldas, Daniel Tygel. A inauguração contou com a presença de pessoas da equipe e da diretoria da entidade e do vereador Daniel.
Produção de mudas
O início da produção das mudas de plantas medicinais, condimentares e aromáticas está prevista para o mês de setembro, após o período de inverno e seca, e deve acontecer de forma alinhada com as ações do projeto de estruturação de quintais produtivos para mulheres rurais, realizado na região Sudeste pela Cáritas Brasileira e do qual a Aliança em Prol da APA da Pedra Branca é uma das entidades executantes através da atuação em Rede junto a outras entidades da região Sudeste.
O projeto foi um dos selecionados no Edital de Chamamento Público nº 01/2023 – Quintais Produtivos para Mulheres Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que acolheu propostas de entidades para a execução de ações que promovam a autonomia econômica, a segurança alimentar e a organização produtiva de mulheres rurais.
A Aliança em Prol da
APA da Pedra Branca
A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca é uma organização da sociedade civil, fundada em 2017, que atua nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Andradas, nas áreas de defesa ambiental, educação ambiental, agroecologia, cultura popular, turismo de base comunitária e conservação de espécies nativas.
A entidade tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e solidário, o bem viver dos povos e comunidades, e a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas e dos bens ambientais e culturais presentes no território da Serra da Pedra Branca, Sul de Minas Gerais.