Escola do Legislativo apresenta nova ferramenta de educação cidadã durante encontro da ABEL
Poços de Caldas, MG = Na última semana, servidores da Câmara de Poços estiveram no 39º Encontro da ABEL (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas), realizado em Brasília. A diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, e o assistente legislativo lotado na Gerência de Tecnologia da Informação, Marcos Augusto Maciel, acompanhados do presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União), apresentaram ao público o mais novo projeto da Escola. Trata-se do aplicativo E-LegisPC, que reúne materiais e informações sobre educação cidadã.
A ferramenta foi totalmente desenvolvida por servidores da Gerência de Tecnologia da Informação, Escola do Legislativo e Gerência de Comunicação. Ainda em fase de testes, o app conta com cartilhas da “Coleção em Miúdos”, cartilha Cidadania para os Pequenos, vídeos institucionais do Legislativo e o Quiz do Saber. Esta última atividade visa proporcionar, de maneira dinâmica, maior interatividade com o público por meio de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Além disso, é uma importante ferramenta de estudo para estudantes, principalmente os que integram o projeto Gincana do Saber.
Nos últimos anos, a Escola do Legislativo de Poços tem participado de encontros da ABEL, com o objetivo de compartilhar informações e firmar parcerias com outras instituições. “Estamos em um momento de grandes transformações políticas em nossa sociedade e as Escolas Legislativas têm um papel fundamental na promoção da educação cidadã. É uma alegria ver a Escola do Legislativo de Poços de Caldas se destacando por suas ações e se tornando referência em nosso país”, ressalta Taís Ferreira.
Durante o evento em Brasília, o projeto apresentado pela Câmara de Poços foi bastante elogiado, justamente por ter sido desenvolvido pelos próprios servidores. “A visita destacou o pioneirismo e o olhar de futuro da Câmara Municipal. Unindo tecnologia e educação, o aplicativo despertou grande interesse de outras Casas Legislativas, inclusive da Câmara Federal. O intuito agora é estreitar laços, firmar parcerias e aprimorar cada vez mais o que já construímos até aqui”, diz Marcos Maciel, que esteve à frente da criação do aplicativo.
O presidente Douglas Dofu afirma que a Câmara de Poços, mais uma vez, é destaque no cenário nacional com as atividades da Escola do Legislativo. “Temos desenvolvido muitas atividades, através da Escola, e o aplicativo vem inovar e fortalecer todo o trabalho de educação cidadã. É uma imensa satisfação estar à frente da presidência, apoiando e aplaudindo um belíssimo trabalho desenvolvido pelos servidores”, declara.
Programação
As atividades do 39º Encontro da ABEL aconteceram na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além de apresentarem o novo projeto da Escola, os servidores de Poços participaram de palestras com os temas: “Uma Escola para o Legislativo”, “Educação Legislativa: capacitação, controle, políticas públicas e cidadania” e “Escola do Legislativo em rede e a longo prazo”. Eles aproveitaram a oportunidade para visitar o CEFOR (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados). Em reunião com a diretora da Coordenação de Educação para a Democracia, Corina Castro, discutiram a viabilidade de parcerias com a Câmara de Poços.