Vereadora solicita esclarecimentos sobre fornecimento de marmitas
Poços de Caldas, MG – A vereadora Luzia Martins (PDT) fez um Pedido de Informações ao Executivo questionando o fornecimento de marmitas estradas aos servidores da Saúde.
Luzia relata no documento que em fevereiro deste ano, a mídia local veiculou denúncias sobre o caso. Essas denúncias chegaram até o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que acionou o Ministério Público. A Prefeitura foi notificada, e o Ministério Público de Minas Gerais instaurou um procedimento para investigar possíveis irregularidades no fornecimento das marmitas.
Após o recebimento das denúncias, a Prefeitura de Poços de Caldas e a empresa responsável pela distribuição das marmitas adotaram mudanças na logística de preparo, envase e distribuição. Além disso, a Vigilância Sanitária de Poços de Caldas realizou uma vistoria no setor onde as marmitas estavam sendo produzidas, constatando inúmeras irregularidades.
O Ministério Público converteu em Inquérito Civil a Notícia Fato que investiga a qualidade das marmitas fornecidas pela Prefeitura aos servidores. Em resposta ao Requerimento 922/2023 de autoria do Vereador Diney Lenon de Paulo, que pedia informações sobre as marmitas fornecidas na UPA 24h e no Hospital Margarita Morales, foram apresentadas as seguintes informações:
A empresa contratada, SRG Alimentos Ltda., presta serviço de fornecimento de refeições a toda a prefeitura municipal em seus diversos setores. O contrato, assinado em outubro de 2022, tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado sucessivamente.
Sobre as reclamações ocorridas em maio de 2023, foi informado que, por um erro de trajeto da empresa, a alimentação fornecida à UPA sofreu fermentação antes de ser consumida pelos servidores nos dias 03, 05, 06 e 12 de maio de 2023. A empresa foi notificada e reconheceu a falha de rota, corrigindo o problema.
Contudo, a mídia local veiculou que, conforme apontado pelo auto de infração da Vigilância Sanitária do Município, existem falhas não somente no transporte das marmitas, mas também em todo o processo produtivo, incluindo falta de higiene, alimentos acondicionados em locais inadequados e ausência de rotulagem de produtos.