solo_27

Projeto que trata do Uso e Ocupação do Solo está em análise na Câmara

Data da Publicação:

27/06/2024

Poços de Caldas, MG – Atendendo ao que dispõe a Lei Orgânica, a Câmara de Poços realizou, recentemente, uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar n. 05/2024, que dispõe sobre o Uso e Ocupação do Solo do Município. A matéria é de autoria do Executivo e segue em análise pelas Comissões Permanentes.
O encontrou contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Antônio Carlos Alvisi, e da secretária adjunta, Cibele Benjamim. Quatro pessoas se inscreveram para uso da Tribuna, apresentando manifestações e sugestões acerca do projeto em tramitação na Casa.
Na proposição enviada ao Legislativo, a Prefeitura ressaltou que a nova proposta para a política de Uso e Ocupação do Solo foi elaborada após a aprovação da revisão do Plano Diretor, por meio da Lei Complementar n. 225. O Executivo afirma, ainda, que o Projeto de Lei já foi avaliado em uma primeira audiência pública e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial – COMDURT.
Durante a audiência, o secretário falou sobre a elaboração do projeto. “Na verdade, são inúmeros ajustes que foram feitos. Por exemplo, foram discutidos com as equipes técnicas da Secretaria e no próprio COMDURT alguns parâmetros que deixavam o mercado desconfortável e os técnicos em dúvida em relação à aplicação e tudo mais. Tudo isso foi debatido no sentido de se tornar uma lei mais ágil, mais moderna e atendendo à dinâmica do município de 2007 para cá, o que ocorreu neste período, a experiência de lá foi trazida para essa minuta de lei”, disse Alvisi.
O secretário destacou algumas alterações propostas, como os parâmetros para aprovação de condomínios, estacionamento na zona central e afastamentos laterais. Ele falou, ainda, de questões que tratam dos usos que migraram para as casas como, por exemplo, o fato de muitos corretores de imóveis que possuíam escritórios abertos e, durante a pandemia, começaram a trabalhar de casa. “A gente tentou flexibilizar um pouco mais, modernizando isso, pois eu acho que muita coisa se faz em casa, você faz venda de atacado e de muita coisa. Então, a gente precisa trazer esse espírito para dentro da nova lei e ver se conseguimos abrir um pouco mais o leque de investimentos no município”, comentou.
Em documento anexo ao Projeto de Lei, a Prefeitura aponta as mudanças em relação à atual lei em vigor (Lei Complementar n. 92/2007). As sugestões referem-se a diversos temas, entre eles: Zona Rural de Proteção Ambiental (a implantação de edificações e o exercício de atividades econômicas somente poderão ser autorizados mediante a análise e aprovação pela Secretaria Municipal de Planejamento, ouvida a Secretaria Municipal de Meio Ambiente); Usos e atividades permitidos na zona rural; Licenciamento de condomínios; Taxas de Ocupação e de Permeabilidade; Estudo de Impacto de Vizinhança; Macrossistema Viário.
Após realização da audiência, o Requerimento n. 1.454 foi aprovado pelos vereadores, buscando mais informações sobre o Projeto de Lei em análise pelas Comissões. O objetivo é entender melhor as revisões e alterações que vêm sendo propostas. O documento encontra-se disponível para consulta no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (União), o Projeto de Lei segue em tramitação e os vereadores aguardam os pareceres das Assessorias. “A audiência cumpre uma determinação legal e foi muito importante para ouvir a Prefeitura e também o público. É uma matéria bastante complexa, que divide opiniões, portanto ficamos no aguardo dos pareceres para posterior votação”, afirma.
O vídeo da audiência, com todas as considerações feitas, pode ser acessado no canal da Câmara no YouTube.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!