7º Workshop do PELT-MG destaca a importância da ferrovia em Poços
Poços de Caldas, MG – Nesta quarta-feira, 26 de junho, foi realizado o 7º Workshop do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (PELT-MG), promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEINFRA) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O evento ocorreu no Palace Hotel e contou com a presença do Prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, o Gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Codemge, Leandro Rodrigues e Silva, a Assessora de Planejamento de Transportes e Mobilidade da SEINFRA, Ana Carolina Paiva, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas, Franco Martins.
A abertura do workshop começou com a apresentação da Política Estadual de Transportes pela Assessora de Planejamento de Transportes e Mobilidade da SEINFRA, Ana Carolina Paiva. Leandro Rodrigues e Silva apresentou a metodologia e os produtos do PELT tanto a curto quanto a longo prazo, enquanto Maíra Vitoriano, Coordenadora de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Codemge, conduziu uma dinâmica para a definição dos pesos dos objetivos e do índice de classificação (M5D). Gabriel Toscano, Assessor de Infraestrutura da Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Codemge, orientou os participantes sobre o preenchimento do formulário da carteira de ações e necessidades. A carteira atual de ações do PELT-MG e uma visão geral da logística regional foram abordadas por Leandro Rodrigues e Silva, que também fez as considerações finais do evento.
Franco Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas, destacou a participação de grandes empresas como Grupo Curimbaba, Alcoa, Cooxupé, JNR Rodo Jr, TransTassi Logística, e SETSUL – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Sul de Minas. Essas empresas reforçaram a importância de uma ferrovia ativa na região e debateram demandas logísticas cruciais para o desenvolvimento local.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, foi destacado a presença da ferrovia em Poços que está pronta e precisamos avançar nisso. “O porto seco é um investimento a longo prazo que deve ser um processo de Estado para acontecer e desenvolva nossa região, atraindo mais empresas e fomentando o desenvolvimento, oferecendo melhor logística, custos operacionais mais baratos e, ainda, maior segurança para a circulação de produtos importados e exportados da região.”
Leandro Rodrigues e Silva, Gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Codemge, ressaltou a importância do planejamento a longo prazo para balizar os investimentos dos próximos anos, enfatizando que Minas Gerais precisa se desenvolver com responsabilidade ambiental.
O PELT-MG, atualmente em desenvolvimento, é um instrumento de longo prazo destinado a orientar investimentos em infraestruturas logísticas e de transporte no estado. O objetivo do plano é garantir que as ações, sejam elas públicas ou privadas, sejam propostas com base nas melhores práticas de planejamento de transportes recomendadas mundialmente. Isso visa gerar um conjunto de projetos que impulsionem o desenvolvimento social, econômico e ambiental de Minas Gerais.
O workshop em Poços de Caldas faz parte de uma série de eventos voltados para indústrias, embarcadores, produtores, transportadores, associações, entidades públicas e investidores do setor. A intenção é divulgar a metodologia utilizada no plano, além de colher percepções e necessidades da comunidade técnica e dos gestores dos setores de infraestrutura, logística e transportes.
Durante o evento, os participantes puderam compartilhar suas visões sobre necessidades e sugerir projetos a serem estudados, além de opinar sobre as prioridades para o desenvolvimento da logística em Minas Gerais. Existem quatro formas efetivas de participação na construção do PELT-MG, envolvendo discussões específicas e mais aprofundadas para empreendedores de infraestrutura, investidores e embarcadores durante a elaboração do plano.