“Nem, Nem”
O recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela uma realidade alarmante para os jovens brasileiros: 20,6% da população entre 14 e 24 anos não estuda nem trabalha, um contingente que supera os índices de muitos países da América do Sul.
Esse dado coloca o Brasil em uma situação crítica, evidenciando a urgência de ações concretas para reverter esse cenário.
Ser um jovem “nem, nem” – termo utilizado para designar aqueles que não estão envolvidos nem em atividades educacionais nem no mercado de trabalho – não é uma escolha, mas sim um reflexo das limitações sistêmicas enfrentadas por essa geração. A pandemia, como destaca o relatório da OIT, exacerbou essas dificuldades, interrompendo sonhos e diluindo perspectivas. Milhões de jovens, privados de acesso a uma educação de qualidade e de oportunidades justas no mercado de trabalho, estão sendo despojados da chance de construir um futuro digno.
O impacto dessa realidade vai além do presente. Jovens sem acesso à educação e ao emprego são jovens sem perspectivas de melhorar sua condição de vida, perpetuando ciclos de pobreza e desigualdade. O relatório da OIT revela ainda que, globalmente, um em cada cinco jovens está na mesma situação, e que dois terços deles são mulheres, refletindo a disparidade de gênero que ainda persiste de forma alarmante.
Esse cenário demanda uma resposta urgente e abrangente. Precisamos de políticas públicas eficazes que assegurem a inclusão desses jovens na educação e no mercado de trabalho. Investimentos em programas de capacitação, estímulo ao empreendedorismo juvenil e a criação de vagas de emprego que considerem as novas realidades do mundo digital são essenciais.
Além disso, é imperativo que as desigualdades de gênero sejam enfrentadas com políticas que promovam a igualdade de oportunidades para as jovens mulheres. A transformação desse quadro passa por garantir que todas as jovens tenham acesso a uma educação de qualidade e ao suporte necessário para ingressarem no mercado de trabalho. Um grande desafio.