Poços de Caldas enfrenta crise hídrica: DMAE alerta sobre escassez de água
Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas enfrenta uma grave crise hídrica, com a represa Saturnino de Brito apresentando níveis alarmantemente baixos. A situação é ainda mais crítica na parte alta da represa, que está quase sem água. Ontem à noite e hoje, diversos bairros da zona leste da cidade enfrentaram a falta de água.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) emitiu um alerta à população, solicitando o uso racional da água. A cidade tem experimentado uma severa estiagem desde maio, o que tem levado a uma drástica redução nos níveis dos mananciais que abastecem Poços de Caldas. Sem previsão de chuvas significativas, a situação continua a se agravar.
Para mitigar a crise e garantir a disponibilidade de água, o DMAE recomenda uma série de medidas para economizar água no cotidiano:
Evite lavar calçadas e pisos: Use uma vassoura para a limpeza em vez de água.
Reduza o tempo no banho: Feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
Faça a barba com a torneira fechada.
Utilize a máquina de lavar roupa apenas em sua capacidade total: Evite lavagens frequentes e, se usar o tanque, acumule roupas antes de ensaboar, mantendo a torneira fechada.
Feche a torneira enquanto escova os dentes.
Verifique as válvulas de sanitários, pias e chuveiros: Certifique-se de que estão bem reguladas e sem vazamentos.
Use um regador em vez de uma mangueira para molhar as plantas.
A colaboração de todos é essencial para superar essa crise e garantir que a água disponível seja utilizada da forma mais eficiente possível. O DMAE continua monitorando a situação e fornecerá atualizações conforme necessário.
FOTO MARCOS CORRÊA