Urologista Alcides Mosconi realiza videoaula ao vivo de cirurgia robótica em SP
Poços de Caldas, MG – Nesta quarta-feira, 4 de Setembro, é Dia Mundial da Saúde Sexual. Em dois eventos científicos realizados, em São Paulo esta semana, especialistas do Brasil e exterior debatem a eficácia e novidades em tratamentos, prevenção e procedimentos cirúrgicos. A data é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Mundial para a Saúde Sexual (AMSS).
O urologista poços-caldense, Alcides Mosconi Neto, uma das referências em terapias e cirurgias de disfunção erétil do país, coordena módulos no Congresso Paulista de Urologia, que inicia nesta quarta e se estende até a próxima sexta (6), promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Segunda e terça-feira, também na capital paulista, o médico participou da Jornada Internacional de Cirúrgica Reconstrutiva e Protética, no Hospital Estadual Brigadeiro, quando realizou palestra sobre implante de prótese e liderou equipe em videoaula, ao vivo, com procedimento robótico.
Segundo Alcides no caso de próteses penianas, para um resultado pós-operatório satisfatório é necessário alinhar, antes, as expectativas do casal em conversas conjuntas do profissional com o paciente e a parceira. O médico é também especialista em terapias pouco invasivas para tratamentos de HPB – Hiperplasia Benigna da Próstata (quadro caracterizado pelo aumento do volume da glândula).
Alcides Mosconi avalia, que essa área médica tem obtido grandes avanços e algumas terapias possibilitam rápida recuperação, menores riscos pós-operatório e, ainda, maior segurança ao paciente em comparação às cirurgias tradicionais. O urologista, que atende e realiza cirurgias também em Poços e região, ressalta que cada vez mais a atuação profissional se pauta pela “preocupação com questões relacionadas a saúde sexual das pessoas”.
O médico mineiro participa, na amanhã desta quinta-feira (5), de novo debate sobre Medicina Sexual e, no final da tarde, o especialista fará mediação no painel sobre HPB (crescimento da próstata), problema comum em homens com idade acima de 50 anos. Nos dois módulos, especialistas apresentarão trabalhos sobre condutas, tratamentos, cirurgias e abordagens clínicas.
SBU/organização
A SBU informou, que o conteúdo desta edição do congresso prioriza práticas clínicas mais avançadas e temas emergentes, como as novas tecnologias, saúde digital e inteligência artificial. Segundo o órgão, ainda, a participação de profissionais experts nacionais e internacionais, eleva o nível científico do evento. “O destaque são aulas em vídeos-cirurgias em alta definição, uma experiência educacional sem precedentes”, ressaltaram os organizadores.
O que é Saúde Sexual?
A Organização Mundial de Saúde (OMS), define saúde sexual como o estado, físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade, não se tratando apenas da ausência de doença ou disfunção. A saúde sexual requer abordagem positiva nas relações, permitindo obter prazer ao mesmo tempo que se vive uma experiência prazerosa, segura, livre de discriminação e violência.