ex_18

Exposição “Omi Osogbo” de Marcelo Abuchalla estreia no Museu neste sábado

Data da Publicação:

18/10/2024

Começa nesse sábado dia 19 de outubro, no Museu de Poços de Caldas, a exposição Omi Osogbo do artista plástico Marcelo Abuchalla dentro do Circuito das Arte Visuais de Poços de Caldas.
O Circuito das Artes Visuais é o resultado inédito do trabalho conjunto das Câmaras Setoriais das Artes plásticas e Visuais com a Secult Poços de Caldas. Foram 17 meses de trabalho. Foram 16 artistas contemplados em edital específico para os dois setores da cultura. Os recursos destinados para esse trabalho foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.
Omi Osogbo é um trabalho que o artista desenvolve há alguns anos e agora com o Circuito surge a oportunidade de apresentar algumas centenas de peças dessa obra, serão mais de 450 desse grande quebra cabeça que só se completará no último dia de exposição.
Marcelo no final dos anos de 1990 foi para a África afim de conhecer a Universidade de Ifé e das possibilidades de estudar por 2 anos na Nigéria. Dessa viagem, na bagagem Marcelo nos conta que voltaram as cores, os padrões, a luz dos dias as vezes um céu azul anil ou as vezes amarelo por conta de alguma tempestade de areia no Saara e infinitas cartelas de cores e que estão impressas no trabalho do artista.
A escolha do nome Omi Osogbo surge por conta da água elemento principal desse trabalho. O rio Osogbo é um território sagrado para os Yorubas, é a casa de Osun, de Logunedé e até de Oxóssi, mas não foram essas as razões que levaram o artista a escolher esse nome. Osogbo é água, é movimento e foi o movimento da água que trouxe o nome.
De um acidente com água derramada sobre alguns papeis surgem os primeiros guaches no início da pandemia em 2020 e assim artista começa esse trabalho ainda sem perceber o tamanho que tomaria. ¨Na hora percebi que havia possibilidades, ali mesmo juntei mais um tanto de papeis que eram de tons vermelho e dei continuidade a produção. Se não me engano ainda naquele momento de flexibilização em 2021 parte desse trabalho foi exposto no Studio 1.3. depois disso nestes últimos 3 anos eu sempre estava produzindo um pouco¨
Marcelo, também nos fala do processo de produção desse trabalho. ¨É preciso falar do meio ou daquilo que se passa entre o início da produção até a exposição. Água, papel, gravidade, tensão, o clima, reações químicas, pigmentos, fixação, tempo e claro muita paciência até um resultado inusitado e mais, esse ano trago um novo elemento para essa equação a especialização em curadoria que fiz com Marcelo Salles da Casa contemporânea em São Paulo. É preciso desmistificar essa ideia de nosso trabalho é só pegar o godê, pinceis, tela e está pronto. Mentira, tem coisa envolvida na produção da arte. Em cada trabalho trago todo meu repertório de imagens, de artistas preferidos Lasar Segall, Mira Schedel, Sigmar Polke, Alex Flemming e então se dão as construções. Como falei anteriormente de um acidente tenho todo esse trabalho¨.
Omi Osogbo terá um caráter soft performático, dia 19 será entregue ao público a montagem principal. Neste momento começa a segunda parte do projeto que diariamente mudará. Durante os 10 dias da exposição o artista irá produzir e mais uma serie de trabalhos que será anexada a obra, a exposição segue até dia 30 de outubro.
No sábado dia 19 de outubro o museu estará aberto normalmente e a partir das 14.30 o artista estará no museu para uma conversa com os convidados.
Mais informações; https://www.instagram.com/p/DA5jHgnpalK/
Endereço: Villa Junqueira Rua Padre Henry Moton, s/n Urca – Centro, Poços de Caldas – MG, 37701-009

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!