O MAGISTÉRIO NO BRASIL – PARA ONDE VAMOS?

Hugo PONTES*

Há anos, desde que começamos a lecionar, sempre falamos sobre a atividade do professor e a remuneração a ele conferida pelas instituições de ensino.
Se levarmos em conta o acesso cidadão interessado em se formar no magistério, tal fato – no Brasil – só vem a acontecer a partir dos meados da década de 1960, quando foram criadas as Faculdades de Filosofia Ciências e Letras – FAFI – em algumas cidades do interior do Brasil. Até então, quem quisesse alçar o ensino superior teria que se deslocar para as capitais dos estados.
O tempo passou e inúmeros foram aqueles que fizeram vestibular e foram cursar as FAFI’s. Com isso o ensino nas escolas ganhou em qualidade, pois havia professores com formação em nível superior.
Entretanto, isso colocado, da parte dos empregadores, sejam os estados, municípios e escolas particulares os salários mantiveram-se irrisórios. Professor tinha que ganhar mal. Se quisesse uma renda melhor deveria dar aulas de manhã, à tarde e à noite.
E o tempo passou. As reivindicações dos mestres por um salário melhor nunca foram atendidas. O resultado disso foi o fim da busca pela formação e educadores para preencher o vazio nas salas de aula.
E por que isso?
O total desprestígio a que a profissão foi relegada.
Nem mesmo o piso nacional, que está na lei, é respeitado. E olha que esse piso não é lá aquelas coisas…
Hoje encontramos poucos jovens dispostos a fazer vestibular para a área da educação. E sem professores preparados e valorizados, perguntamos: para onde caminha o Brasil do futuro?
E isso sabendo que sem uma boa formação não teremos profissionais para as diversas áreas do conhecimento como a ciência e a cultura.
E ainda vamos acreditar que não será com a formação de professores em escolas de Educação à Distância é que nós teremos profissionais preparados. O magistério só com aulas teóricas não leva o professor à sala de aula, à frente de um grupo de alunos quer para serem alfabetizados, quer para uma formação profissional.
E, por outro lado, não será implantando tecnologia em sala de aula é que o trabalho do professor será controlado.
Educação é um processo de ensino-aprendizagem objetivando o desenvolvimento, habilidades, competências , cultura do ser humano. É um direito de todos e tem como objetivo a nossa própria caminhada pelo mundo.

*Professor, poeta e jornalista

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