Série Vaga-lume indica Luiz Antônio Aguiar, de Operação Nova York
Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor indicado é Luiz Antônio Aguiar. Nascido em 1955, no Rio de Janeiro, fez mestrado em Literatura na PUC/RJ. Publicou seu primeiro livro em 1985 e atualmente é também roteirista de histórias em quadrinhos, com histórias originais e adaptações de clássicos da Literatura.
Ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior, incluindo dois Jabutis em 1994 e em 2013, além de diversos “Altamente Recomendável” pela FNLIJ. Corre o Brasil com palestras sobre Literatura na Vida da Gente, Literatura que dá Gosto de Ler e com oficinas de criação literária. É professor em cursos de qualificação de professores, coordenadores de salas de leitura e bibliotecários, em diferentes temas da Literatura, inclusive no programa de formação permanente da parceria FNLIJ-SMR-RJ.
Pela Série Vaga-lume escreveu Operação Nova York, que está disponível para empréstimo nas bibliotecas Centenário (Urca) e Manuel Francisco Costa Guimarães (Conjunto Habitacional).
Operação Nova York
Uma menina chamada Dôda viaja para Nova York com seu pai e a namorada dele, mas suas férias são interrompidas quando uma relíquia é roubada e assassinatos começam a ocorrer, colocando também a vida dela em perigo.
Por essa Dôda não esperava. Passar as férias em Nova York era um sonho, mas Joubert, seu pai, precisava levar junto Marinara, a chata da namorada dele? E, para piorar, eles ficam justamente num hotel onde não falta nada: alarmes falsos, roubos, sequestros e até assassinatos!
De repente, Dôda se vê envolvida com gangsters numa superintriga internacional. Ela vai precisar de muito sangue-frio para libertar seu pai das garras dos bandidos. Ufa! Com essa adrenalina toda, será que Dôda vai conseguir conhecer a Nova York dos seus sonhos?
Operação Nova York está disponível para empréstimo em duas unidades de acesso público.