ciclo_editorial_7

Ciclo

Data da Publicação:

07/11/2024

O endividamento das famílias brasileiras tem crescido de forma expressiva, conforme o estudo recente da FecomercioSP, que revelou que 77% das famílias no país possuem algum tipo de dívida. Esse dado preocupa não apenas pela amplitude, mas também pela natureza das dívidas que, em grande parte, são de contas essenciais como água, luz e financiamentos imobiliários. Esse cenário reflete um aumento significativo da pressão financeira sobre os lares brasileiros, onde mais de 1,45 milhões de famílias contraíram novas dívidas nos últimos dois anos.
A situação é ainda mais crítica para cerca de 13% dessas famílias, que assumem não ter condições de quitar esses débitos. Isso representa um impacto econômico relevante, pois o crescimento da inadimplência eleva o risco para o mercado financeiro, resultando em juros mais altos para todos, o que torna ainda mais difícil para as famílias endividadas saírem dessa situação.
A consequência desse ciclo é um efeito nocivo na economia como um todo, pois, ao encarecer o crédito, o consumo diminui e a circulação de dinheiro reduz. Esse é um alerta importante para a necessidade de medidas voltadas à educação financeira e ao incentivo de práticas que promovam o planejamento e o controle das finanças pessoais. É preciso, também, repensar políticas públicas que ofereçam alternativas viáveis para a renegociação de dívidas e que contribuam para uma economia mais saudável e equilibrada.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
foto-stf-editorial-15-04-2025

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!