escola_15

Projeto cultural leva artes visuais para escola rural de Poços de Caldas

Data da Publicação:

15/11/2024

Poços de Caldas, MG – Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Paisagens Culturais – da Xilogravura ao Digital” realiza oficinas e exposição em escolas públicas de Poços de Caldas, através do edital de patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2024, o projeto acontece na Escola Municipal Dr. José Avelino de Melo, na zona rural, com início em outubro e encerramento em novembro, com uma exposição na escola e entrega de cartões postais no dia 18.
Idealizado pelos artistas visuais e arte educadores Rafa da Mata, Sérgio Fernandes e Dani Alvisi, o projeto promove a expressão artística e fomenta a criatividade dos participantes, utilizando técnicas diversas como desenho, xilogravura, fotografia lambe-lambe e fotografia digital.
Na primeira oficina, Rafael da Mata apresenta a xilogravura, incentivando os alunos a explorar conceitos de forma, luz e sombra, linhas e hachuras, promovendo a criação de imagens bidimensionais. A seguir, Sérgio Fernandes contribui com a experiência através da fotografia analógica a partir de uma câmera Lambe-Lambe. Nesta oficina os alunos conhecem da história da fotografia e o processo de revelação instantânea, reforçando a agilidade e autonomia que essa técnica oferecia aos fotógrafos de praça.
Dani Alvisi, por sua vez, explora a fotografia digital com todas as suas possibilidades. Nesta oficina, os participantes são incentivados a produzirem imagens com seus próprios celulares. A atividade aborda composição fotográfica e estimula a criatividade no registro de cenários e paisagens culturais na escola e em seu entorno. O resultado de toda a produção é transformado em cartões postais e em uma exposição para ser apreciada por toda a comunidade escolar.
O projeto “Paisagens Culturais – da Xilogravura ao Digital” é realizado em parceria com o Projeto Janela Mágica e tem produção da Lavanda Cultural. As artes são assinadas pelo designer gráfico Paulo Tothy e os registros audiovisuais são do artista visual Robson Américo. O patrocínio é da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Histórico do projeto
A primeira edição do projeto aconteceu em 2022 na Escola Municipal Prof. Nicolina Bernardo, com o título de Poços de Caldas 150 anos – Da Xilogravura ao Digital, em homenagem ao aniversário da cidade e beneficiou mais de 30 alunos com oficinas e a comunidade escolar com exposição fotográfica e doação do expositor para a escola.
A segunda edição aconteceu em 2023 na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira e terminou com a confecção de uma série de cartões postais das fotos produzidas pelos alunos.

Leia Também

foto-cenicas-edital-06-05-25

Profissionais de Artes Cênicas que desejam atuar no FET podem se inscrever até esta quarta-feira

Poços de Caldas, MG - Profissionais de artes cênicas que desejam atuar, de forma remunerada, na montagem, ensaios e demais processos junto a escolas da rede pública para as apresentações na 34ª edição do Festival Estudantil de Teatro (FET) podem…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz marca início da programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Os mastros já apontam para o céu azul de maio, no pátio da Capela de São Benedito. Foram erguidos pelos congadeiros no último dia 3. Como manda a tradição, os Ternos de Congos fizeram suas…
Foto: Divulgação

Semana Nacional de Museus debate o futuro dos museus diante da rápida transformação da sociedade

Poços de Caldas, MG - “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” é a temática da Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o país, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.…
Foto: PMPC/Divulgação

Festa do Trabalhador celebra 1º de maio com alegria, solidariedade e participação popular

Poços de Caldas, MG - A Festa do Trabalhador, realizada na quinta-feira, 1º de maio, encantou o público em Poços de Caldas. Com atividades nos parques Antônio Molinari e Ecológico da Zona Sul, o evento foi marcado por muita música,…
Foto: Flipocos/Divulgação

Valter Hugo Mãe em Poços de Caldas: “Aproximação do livro é empoderamento”

Poços de Caldas, MG - Um dos maiores nomes da literatura portuguesa da atualidade, o escritor nascido Valter Hugo Lemos em Angola e criado em Portugal, adotou o sobrenome Mãe por um motivo especial: essa é a figura com maior…
Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!