livro_22

LITERATURA

Data da Publicação:

22/11/2024

Hugo PONTES

CYPRIANO JOSEPH da ROCHA – Relato de uma vida entre Portugal e o Brasil na “Idade do Ouro” – António Andresen Guimarães, Krauss Editora, Campinas, SP, 2024

 

Fazer um breve comentário sobre a obra de António Andresen Guimarães, que aborda a vida de Cypriano Joseph da Rocha, implica em situarmos a presença desse ilustre português em terras brasileiras e, sobretudo, em Minas Gerais.
Sabemos, pelos estudos e relatos de historiadores que as primeiras vilas e cidades erguidas em terras mineiras tiveram origem na descoberta do ouro, motivo pelo qual os desbravadores aventuraram por lugares nunca explorados.
Saídas de São Paulo, as expedições denominadas Entradas e Bandeiras chegaram a Minas Gerais e deixaram suas marcas por onde passaram, como – particularmente – à Campanha, povoação iniciada no ciclo do ouro e mais antiga da nossa região, datando de 02 de outubro de 1937. Foi elevada à freguesia em 06 de fevereiro de 1952, vila em 20 de outubro de 1798 e à cidade em 09 de março de 1840.
Isso tem um significado importante no contexto histórico tanto de Minas, quanto do Brasil e, especialmente, em nosso sul de Minas Gerais. Podemos citar um fato – entre muitos -qual seja o da Conjuração Mineira porque um dos personagens – Inácio de Alvarenga Peixoto, casado com Bárbara Heliodora – viveu em Campanha onde era proprietário de grande extensão de terras.
Outro fato histórico de significativa importância foi a vinda do ouvidor Cypriano Joseph da Rocha que, vindo de Portugal e fixando-se em São João Del Rei, a 23 de setembro chegou ao arraial de Campanha no dia 02 de outubro de 1937 e, maravilhado com a fertilidade das terras e as riquezas das minas de ouro, deu à região o nome de São Cipriano que, com a evolução e desenvolvimento empreendidos pelo Ouvidor, foi elevada a Vila da Campanha da Princesa. Sendo que todas as terras da Campanha se tornaram com o tempo desmembradas em cerca de duzentas localidades entre cidades e distritos, formando o sul de Minas Gerais.
Em 1942, depois de haver contribuído com sua inteligência e capacidade administrativa, volta para Portugal. Essa trajetória entre os anos de 1937 a 1942 é narrada por António Andresen Guimarães na obra que – recomendo – todos devem ler para ter um conhecimento maior sobre a formação e povoamento do sul de Minas Gerais e a rica contribuição de Cypriano Joseph da Rocha.

 

 

 

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!