Alexandre Ribeiro participa de exposição coletiva no Masp
Poços de Caldas, MG – O artista Alexandre Ribeiro, residente em Poços de Caldas, teve seu trabalho mais recente, “Mulher na moda”, em exposição coletiva no Museu de Arte de São Paulo, o Masp, um dos mais importantes do país. A ilustração digital sobre a temática raça e gênero foi aprovada no edital do Fórum Fashion Revolution 2024 e esteve em exposição coletiva no Masp, durante todo o dia 22 de novembro, em evento presencial do Fórum.
A obra nasceu após aula de design ativismo da Escola de Moda Decolonial e faz crítica ao sistema que ainda permite o uso de trabalho análogo ao escravo, trazendo como imagem central a mulher negra e a moda brasileira. O trabalho do artista pode ser acessado e visto no “Livro Digital do Fórum Fashion Revolution 2024”, lançado na mesma data.
O Fórum Fashion Revolution foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e práticas afirmativas, como inclusão, equidade e diversidade, dentro do sistema da moda. “Desenvolver e apresentar de maneira lúdica e artística uma teoria tão temida como é a Semiótica é sempre um desafio, principalmente quando signos e significados trazem referências racistas. Arte, soluções, investimentos, atitudes e coletividade reuniram pessoas queridas e de sucesso do universo da Moda Decolonial”, destaca Alexandre.
Ele esteve com Marisa Moura, Artesã Delegada do artesanato paulista; Maria do Carmo Paulino dos Santos, Pesquisadora em Teoria e História do Design e em Comunicação e Semiótica; Isa Isaac Silva, designer de moda; e Ana Paula Xongani, multiempresária nas áreas de comunicação e moda, Cofundadora e estilista do “Ateliê Xongani”.
No dia 2 de dezembro, as ilustrações poderão ser vistas em exposição na Casa Indie, na Vila Madalena, em São Paulo.
O artista
Aos 59 anos, o caiçara Alexandre Ribeiro está envolvido com os mais variados tipos de arte desde muito cedo. Cursou arquitetura, design gráfico, é técnico em visagismo e cosmetologia. Tem 42 anos de DRT e SATED/SP como modelo. Hoje atua como image maker, modelo, estilista, figurinista, produtor de moda, cabeleireiro, maquiador e está Conselheiro Suplente da cadeira de Moda no Consec/MG. Desde sua vinda para Poços, em 2005, e de sua convivência de 20 anos com o artista plástico Marcelo Abuchalla, com quem é casado, despertou também para a arte da curadoria.