Rainha Diambi Kabatusuila visita a Capoterapia de Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – Sua Majestade, a Rainha Diambi Kabatusuila da República Democrática do Congo e líder inspiradora no mundo da cultura africana, visitou o trabalho inovador de Capoterapia.
As aula de Capoterapia em Poços de Caldas, são ministradas pelo Capoterapeuta Contramestre Edy (Edson A. Pinto) com o auxilio da Capoterapeuta Adriana Diniz, que acontecem em diversos locais da cidade.
A presença da rainha, conhecida por seu trabalho de valorização das tradições culturais e pelo apoio a iniciativas de saúde e bem-estar, trouxe ainda mais reconhecimento a este trabalho voltado para a pessoa idosa. O evento ocorreu no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde a Rainha teve a oportunidade de se integrar e conhecer de perto os benefícios desta atividade para a comunidade.
A Capoterapia, que combina a musicalidade e instrumentação da capoeira com técnicas de movimentos físicos e lúdicos específicos para seus participantes, tem ganhado espaço como uma forma eficaz de auxiliar no tratamento de questões físicas, psicológicas e emocionais, especialmente entre o publico da terceira idade. O projeto, que já atendeu centenas de pessoas, visa não apenas promover a prática física, mas também criar um ambiente saudável de valorização e acolhimento da pessoa idosa e a importância da história da cultura afro-brasileira.
Durante sua visita, a Rainha Diambi participou de uma aula de Capoterapia, interagindo com os alunos e professores, e destacou a importância da valorização cultural e do bem estar dos alunos. E, também, que e fundamental que trabalhos como esse sejam incentivados, pois eles trazem não apenas saúde, mas também orgulho e pertencimento à nossa história.
Os organizadores do evento, Contramestre Edy e Adriana, expressaram gratidão pela presença da Rainha e contou sobre os impactos positivos da Capoterapia na vida dos participantes. “Muitos dos nossos alunos enfrentam desafios diários e a Capoterapia se tornou uma ferramenta poderosa para ajudá-los a superar esses obstáculos. A presença da Rainha Diambi é um reconhecimento do nosso trabalho e um estímulo para continuarmos em frente”, disseram.
Além da prática, a visita da Rainha Diambi incluiu uma roda de conversa onde os participantes puderam compartilhar suas experiências e a importância da capoterapia em suas vidas. A rainha fez questão de ouvir cada um deles, valorizando a troca de saberes e a força da coletividade.
No evento esteve presente o Diretor Regional de Capoterapia do Estado de São Paulo, Mestre Taroba, que demonstrou muito encantamento e frisou que e o primeiro Projeto de Capoterapia visitado pela Rainha Diambi.
Também esteve presente o Secretario de Esportes Fernando Santos, Pele e o vereador Paulista, que sempre apoiaram a pratica da Capoterapia.
A visita de Rainha Diambi evidencia a importância da conexão entre as culturas africanas e brasileiras, além de reforçar a relevância de práticas que promovem a saúde física, mental e a inclusão social. Com iniciativas como a Capoterapia, é possível vislumbrar um futuro mais harmonioso e igualitário para todos.