Poços de Caldas, MG – O encerramento do ano letivo no Colégio Sete de Setembro – COC foi mais do que uma celebração escolar. Sob a direção pedagógica de Maraisa Rodrigues Borba, o evento destacou um projeto inovador que integrou história, cultura e arte para resgatar e valorizar a identidade de Poços de Caldas. A festa, que já é tradição, simbolizou o encerramento de um ano de aprendizado e reflexões profundas, promovendo uma educação que vai além da sala de aula. A apresentação do resultado final deste trabalho aconteceu esta semana na quadra do colégio e encantou a todos os presentes.
Conhecendo Poços: Da Teoria à Prática
O projeto, iniciado em 2023, focou na história e cultura de Poços de Caldas, abrangendo desde as águas termais, que são um marco da cidade, até sua arquitetura histórica de influência europeia. “Nosso propósito é fazer com que os alunos reconheçam a importância de conhecer a cultura do local onde vivem. Trabalhamos a construção do espaço geográfico, questões ambientais e critérios de sustentabilidade, além de aspectos relacionados à saúde”, explicou Maraisa Rodrigues Borba.
As atividades não se limitaram ao ambiente escolar. As crianças participaram de caminhadas guiadas pelos principais pontos históricos da cidade, como os antigos cassinos e edifícios com arquitetura europeia, mas com um novo olhar, mais atento e reflexivo. “Levamos as crianças para percorrerem lugares pelos quais já haviam passado muitas vezes, mas agora incentivando a produção de conhecimento sobre esses espaços tão ricos”, detalhou a diretora.
A Arte Como Síntese do Conhecimento
Um dos pontos altos do projeto foi o uso da arte como ferramenta para consolidar e expressar o aprendizado. Cada grupo de alunos contribuiu criativamente com ideias para coreografias, danças e outras formas de representação artística. Um destaque foi o estudo aprofundado da bandeira de Poços de Caldas. As crianças analisaram as cores, os elementos e o significado do símbolo municipal. Durante o evento, cada grupo representou uma cor da bandeira, demonstrando um entendimento completo de sua simbologia.
“Quando as crianças caminharam com a bandeira no evento, sabiam exatamente o que cada detalhe significava. Esse é o grande diferencial: transformar conhecimento em arte de maneira consciente e significativa”, afirmou Maraisa.
A valorização da arte foi uma constante ao longo do projeto. “A arte não é apenas uma expressão criativa, é o fechamento de um conhecimento consolidado. Seja em forma de desenho, dança, teatro, música ou literatura, é preciso que haja uma base sólida de aprendizado para que ela aconteça. E isso vimos claramente no evento, onde cada apresentação carregava um significado profundo”, destacou a diretora.
A Colaboração dos Professores e o Planejamento a Longo Prazo
O projeto contou com a participação de todos os professores do Ensino Fundamental I, que trabalharam em conjunto para abordar os temas de forma progressiva e integrada ao currículo escolar. Cada docente contribuiu com abordagens específicas, fragmentando os conteúdos para facilitar a assimilação dos alunos ao longo dos anos. “Não dá para abarcar todos os aspectos históricos e culturais em um único ano. Por isso, organizamos o projeto para que, à medida que os alunos avançam, possamos trabalhar assuntos de forma progressiva”, explicou Maraisa. Esse planejamento permite que o aprendizado seja reforçado e ampliado a cada ano letivo, garantindo uma base sólida para os próximos passos.
Um Compromisso com a Formação Cidadã
A celebração de encerramento do Colégio Sete de Setembro – COC foi uma demonstração clara de como a educação pode ser inovadora e conectada à realidade local. O evento mostrou que, quando os alunos entendem profundamente o que estão estudando, o aprendizado ganha vida e relevância. “Nosso objetivo é criar um vínculo entre os alunos e o patrimônio cultural e histórico de Poços de Caldas, para que eles valorizem e contribuam para sua preservação e desenvolvimento”, concluiu Maraisa.
PAULO VITOR DE CAMPOS
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