Poços de Caldas, MG – No dia 4 de dezembro de 2024, a Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira concluiu com grande emoção a segunda edição do jornal impresso Deixa que a Gente Conta. Sob a coordenação da professora Cristiane Aparecida Félix, o projeto destacou o protagonismo dos alunos, que foram os verdadeiros responsáveis por transformar aprendizado em conteúdo, criatividade e expressão.
Desde a pesquisa até a escrita e digitação dos textos, realizada nas aulas do programa Ativamente, os alunos assumiram o papel central no processo de construção do jornal. Além disso, participaram de atividades inovadoras, como os jogos interativos de QR codes desenvolvidos no Scratch pelo monitor Pedro, que conectaram a tecnologia ao aprendizado.
O evento de lançamento do jornal foi marcado por apresentações emocionantes, que evidenciaram temas importantes trabalhados ao longo do ano. A primeira delas, baseada na música Normal é Ser Diferente, abordou inclusão e bullying, promovendo reflexões sobre o respeito às diferenças. A segunda, com a música Desconecta, trouxe à tona a importância do tempo de qualidade em família e os desafios do uso excessivo de tecnologia. Por fim, o jogral poético encantou a todos: os alunos, vestidos com saias feitas de tecido de jornal, declamaram poesias inspiradas nos temas explorados no jornal, reafirmando o protagonismo e a criatividade que permeiam o projeto.
Os pais que prestigiaram o evento emocionaram-se ao ver seus filhos brilharem em cada apresentação. “Foi uma experiência inesquecível”, destacou a professora Cristiane. “Os alunos foram os grandes protagonistas, mostrando que, com dedicação e trabalho em equipe, é possível realizar algo grandioso. Esse jornal não é apenas um impresso, é o reflexo do esforço e das conquistas de cada estudante.”
O Projeto Jornal Deixa que a Gente Conta demonstra que a escola é um espaço vivo de ação e movimento, onde o aprendizado ultrapassa as paredes da sala de aula. Baseado nos pilares aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender e com um toque de empreendedorismo, o projeto consolida a formação de cidadãos dinâmicos, reflexivos e preparados para o futuro.
Com duas edições de sucesso, o jornal impresso se estabelece como uma iniciativa transformadora e inovadora. Que venham os próximos capítulos dessa história!