Poços de Caldas, MG – Após três anos de execução, o projeto piloto Poços Educação para o Futuro, realizado em parceria com a Empresa A Recreativa, pelo programa Ativamente – Aprendizagem Criativa, encerrou suas atividades com um impacto transformador na educação de Poços de Caldas. Iniciado em abril de 2022, o projeto promoveu o letramento digital nas 25 escolas municipais, utilizando ferramentas digitais, programação em blocos (Scratch), Arduino, Tinkercad, noções de robótica, eletrônica e metodologias criativas. Todas as ações seguiram as diretrizes da BNCC Computação (Resolução CBE 01/2022) e da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023).
Resultados e
conquistas
Durante o projeto, mais de 11 mil estudantes do 1º ao 9º ano participaram de atividades voltadas ao letramento digital, pensamento computacional, cultura maker, criatividade e colaboração. Educadores se destacaram com projetos inovadores e interdisciplinares, utilizando ferramentas como Scratch, Canva, Google for Education, robótica educacional e eletrônica, sendo reconhecidos em feiras escolares e eventos locais.
A formação contínua dos professores foi um ponto forte, capacitando-os em metodologias ativas, cultura maker e integração curricular com a BNCC Computação. Apesar de resistências iniciais, essas formações ampliaram a aplicação de tecnologias em sala de aula, fortalecendo o protagonismo pedagógico.
Parcerias
transformadoras
O projeto contou com o apoio de estagiários-monitores, que atuaram diretamente nas escolas para implementar as atividades. Em 2024, mais de 30 estagiários passaram pelo Projeto, sendo que aqueles contratados pela Prefeitura e formados pela Secretaria de Educação alcançaram grande sucesso em suas funções, criando uma relação colaborativa com professores e gestores escolares. No entanto, desafios como rotatividade e dificuldades na formação de monitores terceirizados impactaram algumas unidades, evidenciando a importância de soluções mais estruturadas para a continuidade das ações.
Projetos de destaque que representam todos os
profissionais envolvidos
Diversos projetos foram desenvolvidos ao longo de 2022 a 2024, demonstrando a inovação das práticas pedagógicas desenvolvidas de forma interdisciplinar em parceria com o Ativamente. Entre as diversas iniciativas mais inspiradoras, algumas serão destacadas aqui, como forma de reconhecer o excelente trabalho de diversos educadores, que foram além das atividades propostas nas apostilas.
Destaca-se o jornal escolar “Deixa que eu Conto”, que foi finalista nacional em concurso do Site Porvir na categoria sobre tecnologias educacionais 2023 para o ensino fundamental, de responsabilidade das professoras Cristiane e Lilian, da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira(Zona Sul). O projeto estimulou o protagonismo dos alunos por meio de narrativas midiáticas criativas e inovadoras. Em 2024, uma segunda edição foi realizada pela professora Cristiane, mantendo a qualidade, a parceria e a excelência do trabalho em parceria com monitores do Projeto, estimulando o protagonismo e engajamento dos estudantes e apoio das famílias.
Na Escola Municipal Lion Club Centro, a professora Adriana desenvolveu diversas atividades desplugadas sem equipamentos eletrônicos, mas com tecnologias de baixa complexidade, de acordo com as apostilas do Projeto, ampliando as possibilidades de trabalho e protagonismo dos estudantes, explorando o pensamento computacional e a cultura maker com os estudantes do 1º e 2º ano.
Na escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, a professora Karla Motta, do 3º ano, aproveitou seu conteúdo para integrar com as atividades do Ativamente, diversas animações através da programação Scratch e do trabalho com localização geográfica utilizando o Google Earth, onde as crianças puderam com a ajuda dos monitores, programar e localizar suas residências e a escola, comparando o percurso com seus colegas, proporcionando um trabalho de criatividade, inovação e interdisciplinaridade. Na mesma escola podemos destacar as professoras Xênia Crivelari e Simone Pandolfo do Ensino Fundamental 2, que possibilitaram a integração com o componente curricular da Matemática, proporcionando em atividades de robótica e programação.
Já no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, os professores Flavio e Clariana desenvolveram um projeto interdisciplinar “Formação do Povo Brasileiro” que promoveu uma jornada de aprendizado e criação que envolveu estudantes, professores e a comunidade escolar em torno da riqueza cultural e histórica das populações indígena, portuguesa e africana. Uma das iniciativas foi a produção de um livro de receitas pelo 8º ano, inspirado nas culturas estudadas. A cada etapa, os estudantes pesquisaram receitas típicas dos povos indígenas, portugueses e africanos, consolidando esse aprendizado em um material rico e diversificado. No entanto, o diferencial do projeto foi a incorporação do “Projeto Ativamente”, que trouxe recursos digitais e criatividade para a construção da identidade visual dessas obras.
Encerramento e legado
O encerramento pedagógico do Projeto Ativamente ocorreu oficialmente em todas as 25 Unidades Escolares em 29 de novembro de 2024.
Numa ação da Secretaria Municipal de Educação, a Pedagoga Thaís Morgana de Almeida Andrade, gestora do Projeto, organizou em parceria com diversos educadores uma coletânea de relatos resultados e práticas pedagógicas. O livro digital foi apresentado aos gestores e supervisores escolares na na reunião do dia 11/12/2024 e será publicado para todos os educadores em breve com o título de Aprendizagem Criativa: reflexões e práticas transformadoras do Projeto Poços Educação para o Futuro – 2022-2024, marcando o fim do Projeto piloto que possibilitou a implantação da BNCC Computação na Rede Municipal de Poços de Caldas. Esse material celebra as conquistas do Projeto piloto, reconhece o trabalho dos educadores e serve como inspiração para futuros trabalhos na rede municipal referente à Educação Digital.
Expectativas para o futuro
Para 2025, está prevista a homologação e implantação do Referencial Curricular para a Educação Digital, garantindo a continuidade das práticas pedagógicas digitais de forma interdisciplinar e sustentável. Esse avanço consolida a educação digital como parte essencial do ensino municipal, fortalecendo a inovação educacional na rede.
A secretária Deborah Brianezi Reis de Andrade destacou que o Projeto trouxe inovação tecnológica para a educação de Poços de Caldas, tornando o ensino mais dinâmico, a aprendizagem mais atrativa, interativa e colaborativa.
Thaís Morgana A. Andrade, pedagoga responsável pela gestão do projeto desde 2022, ressaltou: “O projeto ‘Poços Educação para o Futuro – Ativamente’ deixa um legado transformador para a educação pública municipal. Mesmo com desafios, os resultados mostram que investir em educação digital é essencial para preparar nossos alunos para um futuro conectado e inovador. Sinto-me grata por ter contribuído para essa transformação e reafirmo meu compromisso com uma educação de excelência.”
Com o encerramento do projeto, Poços de Caldas celebra os avanços alcançados e inicia uma nova etapa promissora, onde a educação digital continuará a transformar vidas e ampliar horizontes.