Chicó e João Grilo estão de volta aos cinemas e bibliotecas indicam O Auto da Compadecida
Poços de Caldas, MG – Celebrando o lançamento do longa O Auto da Compadecida 2, que chega às telonas no dia 25 de dezembro, as bibliotecas públicas de Poços de Caldas indicam, nesta semana, O Auto da Compadecida, peça de Ariano Suassuna que deu origem a um dos filmes mais populares do cinema nacional.
Escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna, o drama que se passa no Nordeste brasileiro, une elementos da tradição regional com a comédia, fazendo dela uma das obras mais icônicas do autor.
Com traços do barroco e do cordel, ele apresenta a história de Chicó e João Grilo, dois homens pobres que se veem em grandes enrascadas. Porém, eles não contavam com a morte, onde Chicó verá o Diabo em pessoa e precisará provar que sua vida vale a pena.
Ariano Suassuna nasceu em junho de 1927 em João Pessoa, Paraíba. Um ano após o nascimento de Ariano, João Suassuna, pai do dramaturgo deixou o trabalho que tinha no governo e se mudou com a família para a fazenda Fazenda Acauhan no sertão. Porém, a maior parte da vida de Ariano Suassuna se passou em Taperoá, na Paraíba, após a morte do pai na década de 30.
Já em Taperoá, Ariano cresceu e iniciou os estudos. Logo após se mudou para Recife, onde terminou o ensino médio e ingressou na faculdade de Direito. Além disso, Ariano Suassuna também ficou conhecido na região por fundar, junto com Hermilo Borba Filho, o Teatro Estudantil de Pernambuco na década de 40.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura. O Auto da Compadecida está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.