Poços de Caldas, MG – A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – Condephact divulgaram a lista de bens que compõem o Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Poços de Caldas – Ipac de 2024.
O objetivo do inventário é garantir a publicidade e a transparência dos atos relacionados à preservação do patrimônio cultural poços-caldense.
Há locais tombados e outros em processo de tombamento. A relação inclui bens culturais imateriais como a catira, a Festa de São Benedito e a produção de cristais, prédios históricos como o Palace Hotel e o Palace Cassino, e também construções como o coreto da Praça Pedro Sanches, o Café Concerto, a Capela Santa Cruz, as fontes termais da Praça Dom Pedro 2º, entre vários outros.
A valorização do patrimônio histórico-cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural é manter a identidade local.