Poços de Caldas, MG – Neste domingo, 29 de dezembro, às 18h, será realizada a entrega simbólica do prédio da Prefeitura de Poços de Caldas, na Avenida Francisco Salles, para o Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani. Haverá apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório.
A partir de 2025, as atividades do Conservatório serão transferidas para o prédio da Prefeitura, após a finalização da mudança das secretarias municipais para o recém-inaugurado Centro Administrativo Sebastião Navarro Vieira Filho, nas imediações do terminal rodoviário, na zona oeste da cidade.
O gabinete do prefeito e as secretarias de Governo, Comunicação Social, Obras e Serviços Públicos já funcionam no novo local. Com 14 mil metros quadrados de área construída, o Centro Administrativo vai abrigar as 19 secretarias municipais em um único local.
Conservatório Musical
O prédio histórico da Prefeitura ficará sob os cuidados do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani. Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 940 alunos, com cerca de 3 mil pessoas aguardando na fila de espera. “Com a mudança, será possível melhorar o nosso atendimento, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto aos alunos”, destaca o coordenador do Conservatório, Gabriel Angeli.
Fundado em 1959, como Instituto Musical, a instituição tinha como objetivo principal a formação de professores de música, cantores, instrumentistas e dançarinos, bem como o desenvolvimento da cultura artístico-musical. Em 1984, foi acrescentado o nome Antônio Ferrucio Viviani à denominação da instituição, que permanece até os dias de hoje.
Em 2000, a instituição passou por uma reestruturação funcional e reorganização administrativa. O Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani tem como mantenedora a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Em 65 anos de existência, a instituição busca aperfeiçoar seu trabalho, fomentando a educação musical no município.
Prédio histórico
Localizado na área central da cidade, na esquina entre as Ruas Minas Gerais e Francisco Salles, o prédio foi construído especificamente para abrigar a Prefeitura e conta com área de aproximadamente 1.180m². Apresenta estilo eclético, com características Art Nouveau nos ornamentos como gradis e trechos da platibanda.
O prefeito Francisco Escobar (1909 –1918) mandou edificar o prédio, contratando a construção com o engenheiro Otto Piffer. Entre os principais atos oficiais de Francisco Escobar está o primeiro contrato lavrado a 10 de janeiro de 1910. Sendo que em 30 de junho de 1910, fez a abertura das propostas para a construção do prédio da Prefeitura Municipal. O edifício manteve até os dias atuais com o mesmo uso para o qual foi projetado, incorporando-se à história e evolução da cidade.