O PSDB EXISTE E RESISTE

Data da Publicação:

10/01/2025

Hugo PONTES*

O PSDB – Partido da Social-Democracia Brasileira tem uma longa história na política brasileiro, sendo um dos partidos de maior longevidade, pois foi fundado em 1988 e consolidou-se como uma representação de centro-direita no Brasil. Sua forte atuação teve importância fundamental em diversos governos estaduais e no Congresso Nacional.
Nossa afirmativa “O PSDB Existe e Resiste” pode refletir a capacidade do Partido de manter sua relevância no cenário político brasileiro, mesmo depois dos inúmeros desafios como as mudanças no panorama eleitoral e o crescimento de novas siglas partidárias.
A sigla foi por muito tempo um dos principais partidos de oposição e governistas no Brasil, tendo sido representado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), que governou o Brasil de 1995 a 2002, e tendo apresentado nomes importantes como José Serra, Geraldo Alckimin e Aécio Neves.
Nos últimos tempos o PSDB tem enfrentado crises internas, com disputas pelo controle do partido, desafios nas eleições e, em muitos momentos, uma dificuldade de se posicionar de maneira clara nas polarizações políticas entre o PT – Partido dos Trabalhadores – e outros grupos mais à direita. O partido, que sempre se apresentou como uma alternativa à esquerda, tem tentado se reposicionar em um cenário político cada vez mais fragmentado, confuso e sem ideologia.
Embora tenha perdido parte de sua força e representatividade nas últimas eleições, o PSDB ainda conta com uma base sólida em alguns estados. A presença do partido na política brasileira, especialmente em momentos de crise, tem mostrado que, embora desgastado, é uma força política relevante.
A resistência do PSDB também pode ser vista na sua capacidade de adaptação, buscando renovar suas lideranças e expandir sua atuação para além de seu eleitorado tradicional, embora isso não tenha sido suficiente para recuperar o protagonismo de outrora.
E podemos encerrar, trazendo o tema para nossa casa, dizendo que o PSDB, com toda divisão existente, mantém-se presente na política
tendo os experientes políticos Carlos Mosconi, ex-deputado federal, professor Marcos Bertozzi, ex-presidente do diretório local, e o recém-eleito vereador Álvaro Cagnani, que está em sua sétima legislatura, ou seja, há 36 anos tendo o reconhecimento da população pelo seu trabalho na Câmara Municipal.
Concluímos lembrando que o PSDB está à frente da administração municipal desde 2017. E a partir deste 2025 – com a eleição e posse do prefeito Paulo Ney de Castro Júnior – estará por perfazer 12 anos em 2028. Isso se o atual prefeito não for pressionado a mudar de partido.

*Professor, poeta e jornalista

 

 

Leia Também

foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

A Divisão que define o presente e o colapso que anuncia 2026

Um país rachado e o caminho para o colapso em 2026? As eleições municipais de outubro de 2024 não apenas definiram novos prefeitos e vereadores, mas também revelaram um Brasil profundamente dividido. Os resultados mostraram uma fragmentação política, com algumas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!