Poços de Caldas, MG – Na última semana, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Assistência Social e da recém-criada Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, promoveu a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compire). O encontro aconteceu na Casa dos Conselhos, localizada no Mercado Municipal, e reuniu diversas lideranças e representantes de entidades locais.
A reunião teve como um dos principais temas a apresentação da criação da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, um passo importante na estruturação das políticas de igualdade racial na cidade. A mudança do Compiré para a Secretaria de Assistência Social também foi discutida, visando maior integração entre os trabalhos realizados pela Divisão e as políticas públicas de assistência social no município.
Além disso, outro ponto crucial foi o início da revisão das Leis 8515/2008 e 9059/2015, que tratam da criação e funcionamento do Compiré, visando torná-las mais adequadas às demandas atuais da sociedade. O processo de revisão vai garantir que o Conselho esteja ainda mais alinhado às necessidades da comunidade negra e demais grupos étnicos da cidade.
Durante o encontro, estiveram presentes lideranças como Lúcia Vera, vice-presidente do Compiré e presidente do Chico Rei Clube; Augusta, presidente do Compiré; Zequinha Muniz, da Apas; Dr. Vanessa Leopoldo, da OAB; Dr. Camila, advogada, representando a ONG Criança Feliz; Mestre Kong, pela Educação; Andreia, da Secretaria de Assistência Social; além de professores, ativistas, e representantes de movimentos culturais e sociais, como Fernanda, Jéssica Nuevo, Mãe Ana e Letícia, da secretaria de Governo.
Para Nanci Moraes, coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, o encontro foi um marco para o fortalecimento das ações voltadas para a igualdade racial em Poços de Caldas. Ela destacou a importância do diálogo entre as diversas entidades e o poder público para promover um ambiente mais justo e inclusivo para todas as etnias no município.
Com a continuidade das reuniões e da revisão das leis, o município reforça seu compromisso com a igualdade racial e com a valorização da diversidade, criando uma base sólida para políticas públicas que atendam as necessidades das populações negras e étnicas de Poços de Caldas.