Poços de Caldas, MG – Minas Gerais encerrou 2024 comemorando, marcos históricos no ambiente empresarial. O estado registrou a abertura de 99.061 novas empresas, consolidando o melhor resultado desde 2019, quando a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) começou a divulgar o relatório de constituições empresariais. Comparando os dados de 2024 aos de 2019, com 52.636 empreendimentos formalizados, o crescimento é de impressionantes 88%.
Em Poços de Caldas, o ano também foi de conquistas. Foram abertas 1.091 empresas, um aumento de 100 novos negócios em relação a 2023. Além disso, a cidade atrai novos investimentos, impulsionando setores variados e consolidando seu Distrito Industrial como um polo estratégico para a economia regional.
Os números gerais de Minas Gerais em 2024 não apenas superaram os de 2023, com aumento de 15,32% (85.904 empresas abertas no ano anterior), como também marcaram recordes mensais. Em dezembro, foram 7.448 novas empresas formalizadas em todo o estado, alta de 13,94% frente ao mesmo período de 2023.
O secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destacou o impacto do programa Minas Livre Para Crescer . “Empresa é sinônimo de emprego, e empreender demanda segurança. Esse resultado reflete a confiança no ambiente de negócios em Minas e nos colocamos cada vez mais perto da meta de 1 milhão de empregos.”
Serviços e indústria
impulsionam
crescimento
O setor de serviços liderou o desempenho estadual, com expansão de 17,78% em relação a 2023. Já a indústria apresentou crescimento de 10,16%, enquanto o comércio registrou alta de 8,87%. Poços de Caldas acompanhou essa tendência, com a indústria sendo um dos principais motores do desenvolvimento local.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Poços de Caldas, Franco Martins, a cidade vive uma fase de grande expansão econômica. “Além do aumento no número de empresas abertas, Poços se movimenta com investimentos nas mais diversas áreas. A confiança dos investidores reflete o potencial de crescimento da cidade. Com esses resultados, Poços de Caldas reforça sua posição como um dos principais polos de desenvolvimento em Minas Gerais, acompanhando o estado em um ano de avanços históricos e perspectivas ainda mais promissoras para 2025.”