Poços de Caldas, MG – Após paralisação de final de ano e período de férias, as aulas do Projeto Poços Ativa foram reiniciadas esta semana. Implantado pela Prefeitura em 2017, com o objetivo de levar atividades esportivas a todas as regiões da cidade, o projeto atendeu, em 2024, mais de 3 mil pessoas em 21 modalidades esportivas e atividades físicas.
São oferecidas aulas de alongamento, basquete, vôlei, futsal, capoeira, dança, handebol, jiu jitsu, natação, skate e xadrez, entre outras. As aulas acontecem em 56 locais, como ginásios, praças, mirante Santa Rita, Parque Municipal, CEU da zona leste, Complexo Aquático da Cohab, quadras de escolas, espaços em salões paroquiais e até mesmo em bibliotecas, onde são realizadas aulas de xadrez.
Com o lema ‘Movendo Vidas, Transformando Futuros’, o projeto reúne 50 profissionais de Educação Física, atendendo 55 turmas de várias idades, tanto no masculino como no feminino.
O Poços Ativa proporciona uma ampla utilização dos espaços públicos, por toda a cidade, oferecendo atividades de lazer e de esporte a toda população, possibilitando uma vida mais ativa e saudável por meio da prática esportiva.
“Acreditamos no esporte como fator de desenvolvimento e formação de nossas crianças, adolescentes, adultos e idosos. Uma política pública que proporciona a promoção da saúde e a socialização, por meio da convivência, da troca de experiências e do aprendizado”, destaca o prefeito Paulo Ney. A iniciativa é da prefeitura através da Secretaria Municipal de Esportes, desenvolvida através de Termo de Colaboração 046/2023 junto à Liga Poços-Caldense de Futebol (LPF). A LPF disponibiliza, em sua página todas as aulas disponíveis, horários e locais. Segundo o coordenador do Poços Ativa, pela LPF, Paulo Américo, para participar basta procurar os locais onde estão sendo desenvolvidas as atividades e demonstrar interesse ao professor responsável. O projeto é gratuito e aberto para todos os públicos, de acordo com a faixa etária de cada modalidade. O Poços Ativa oferece ainda as categorias Turmas Especiais, Alto Rendimento e Categorias de Base, destinados às equipes que representam a cidade em competições regionais e estaduais e outras categorias especiais, que somam mais 30 turmas.