Foto: Divulgação

Previsão de chuva extrema para os próximos dias deixa região do Sul de Minas em estado de alerta

Data da Publicação:

31/01/2025

Poços de Caldas, MG – Segundo previsão de institutos de meteorologia, o Brasil, em especial a região Sudeste, terá, nos próximos dias, volumes de chuvas muito elevados que , em alguns casos, correspondem a quase toda chuva prevista para o mês de fevereiro em três ou quatro dias. O volume de chuva previsto para o período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro corresponde de 200 a 300 mm e, em especial na região do sul de Minas, pode chegar a 400mm, na divisa com São Paulo.

As chuvas são consequência de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que estará ativo sobre o Brasil, nos próximos quatro dias. O alerta de chuvas vale também para partes das Regiões Norte e Centro-Oeste do país.
A orientação dos institutos é para que as pessoas evitem deslocamento para estas áreas de risco extremo, principalmente aquelas com grande risco de deslizamentos, como a Serra do Mar, litoral norte de SP, Paraty, Angra dos Reis, região serrana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. O maior risco para estas áreas são os deslizamentos e enchentes, já que o solo se encontra encharcado e o nível dos rios e córregos está alto devido às chuvas deste início de ano.

Sul de Minas
As Defesas Civis e outras forças de segurança da região do Sul de Minas estão em estado de alerta. Em Poços de Caldas, o prefeito Paulo Ney recomendou toda atenção possível neste final de semana, colocando o efetivo da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil à disposição para o atendimento de ocorrências. O gabinete do Executivo acionou ainda as forças de segurança locais para que o estado de atenção seja de máxima prontidão para o período apontado pelos institutos de meteorologia. “Estamos atentos às áreas de risco e contamos ainda com apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e também do efetivo operacional dos nossos departamentos de Água (DMAE) e de Eletricidade (DME), para priorizar chamados emergenciais da população”, ressalta o prefeito.
Um forte aliado às forças de segurança são os avisos emitidos pela Defesa Civil do Estado e também pela Defesa Civil Nacional, do governo federal, nos celulares das pessoas que moram em áreas de risco ou em casos de iminência de desastres naturais.

Prevenção
A Prefeitura de Poços destaca que medidas preventivas já são adotadas ao longo do ano,
com obras estruturais nos ribeirões que cortam a cidade e também limpeza periódica tanto nos ribeirões, bocas de lobo e córregos, retirando materiais descartados de forma irregular e realizando a poda da vegetação para garantir o fluxo adequado das águas.
Em caso de ocorrências, a Prefeitura coordena ações de resposta às fortes chuvas, mobilizando equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME, Defesa Social e Bombeiros. As intervenções incluem limpeza das vias, obras emergenciais, identificação de danos e reparos, além da desobstrução de ruas.
No início deste ano, uma reunião entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Poços alinhou ações estratégicas para o enfrentamento de ocorrências no período chuvoso. Foram discutidos o reforço no monitoramento das áreas de risco, alinhamento de diversos aspectos do Plano de Contingência para chuvas intensas e as ações de mitigação.

Como se proteger
A Defesa Civil do município reforça a necessidade de que a população siga as medidas preventivas durante o período de chuvas intensas. Além da prevenção, outras orientações devem ser seguidas em casos de alagamento:
-Evitar transitar por áreas sujeitas a inundações;
-Caso o carro seja inundado, abra os vidros e saia pelo teto em busca de socorro;
-Moradores de áreas de risco devem elevar móveis e estocar itens em locais altos;
-Não consuma alimentos e água que tenham sido atingidos pela enchente;
-Manter equipamentos elétricos longe da água e desligá-los durante tempestades;
-Evite estacionar ou se abrigar sob árvores durante chuvas fortes;
-Informar a Defesa Civil sobre rachaduras ou movimentações de terreno.
Ligue:
Defesa Civil (153) ou 3697-2266
Bombeiros (193)

 

Leia Também

foto-tapa-buraco-26-02-25

Prefeitura intensifica operação tapa-buracos em período chuvoso

Poços de Caldas, MG - Com as fortes chuvas que vêm ocorrendo neste início de ano, as ruas da cidade têm sofrido desgastes, resultando em um aumento significativo de buracos, especialmente nas vias de grande circulação. Para minimizar os impactos…
foto-projeto-social-26-02-25

Nova lei oficializa Redes de Proteção Social em Poços

Poços de Caldas, MG - Foi publicada, em edição suplementar do Diário Oficial do Município nº 1648, da última sexta-feira (21), a Lei nº 9.978, que “institui as Redes de Proteção Social de Crianças, Adolescentes, Mulheres, Pessoas Idosas, Pessoas Com…
foto-pontos-folia-26-02-25

Carnaval tem seis pontos de folia em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Este ano, a folia de Momo vai acontecer em seis locais principais da área central de Poços de Caldas. A programação eclética tem atrações para todos os gostos. Tem shows variados, folia infantil, blocos de…
foto-cras-aguas-prata-pocos-26-02-25

CRAS de Águas da Prata e Poços vão atuar em conjunto no Marco Divisório

Poços de Caldas, MG - Na última semana, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste recebeu a visita dos técnicos do CRAS do município vizinho de Águas da Prata/SP para uma reunião com a comunidade do…
foto-dmae-represa-saturnino-26-02-25

Departamento Municipal de Água e Esgoto assume gestão da Represa Saturnino de Brito

Poços de Caldas,MG - O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) firmou Acordo Operativo com a DME Participações, que autoriza o DMAE a operacionalizar a Represa Saturnino de Brito. O objetivo é assegurar a utilização da represa para a…
foto-psf-reforma-25002025

Prefeitura realiza reforma no PSF Vila Nova

Poços de Caldas, MG - A partir desta quinta-feira (27), a Prefeitura iniciará uma reforma na unidade do PSF do bairro Vila Nova, localizada na Rua Antônio Pereira Guimarães, 299. A medida tem como objetivo melhorar o atendimento à população,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!