Poços de Caldas, MG – A sigla ESG, em inglês Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança), ainda é um tabu para muitas empresas. Especialmente as pequenas e médias consideram quase inacessíveis a implantação de práticas que colaborem para minimizar os seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável e manter os melhores processos de administração. Para debater este importante tema, o HUAIS – Hub de Aceleração, Tecnologia e Sustentabilidade, em parceria com a FIEMG – Regional Sul e Sebrae, promoveram na última quarta-feira, 29 de janeiro, o evento “ESG e Parcerias Estratégicas para Resultados Empresariais”, que reuniu empresários e especialistas, que lotaram o auditório da Galeria Ampliart, marcando com sucesso o primeiro ano do Hub. O evento teve a participação de mais de 100 pessoas, entre elas, Rodrigo Batista, presidente da Regional Sul da Fiemg, e Franco Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Poços de Caldas.
A parte da manhã foi direcionada aos empresários, com painéis e debates reunindo Tiago Pareto e Adriano Carvalho, ex-diretor de Atração de Investimentos na Invest Minas e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico em Extrema (MG), ambos sócios da Consultoria Directpar; Márcio Fávero, diretor de Compras da Alcoa Brasil; Luiza Aguiar, analista Sênior do time de Research ESG da XPXP Inc.; Robson Krepp, da MCK Advogados Associados; Luana Ramos, gerente de RH da Pradolux), e Pedro Funchal, CEO do Grupo Ello.
No período da tarde foi promovido o Workshop Prático: “Transformando Sustentabilidade em Resultados Empresariais”, conduzido por Yula Merola, CEO da Reuso; Amanda Danziger, diretora Educacional da Elfutec e Wise Hands, e Adriano Carvalho. Ao avaliar o evento, Luiza Aguiar ressaltou que é muito importante realizar este tipo de iniciativa e conectar pessoas para avançarmos no diálogo e mostramosr inovações e perspectivas sobre o tema. “Falei sobre como as práticas de ESG podem ser uma oportunidade também para as pequenas e médias empresas. Geralmente, esta agenda está associada a custos muito altos e eu procurei dismistificar isso e mostrar que o custo de a empresa não integrar as práticas de ESG é muito maior”, contou.
“O evento muito bem organizado, em um local adequado, com temas muito interessantes e palestrantes muito bons e engajados. Fiquei muito feliz em participar”, disse Gabriel Bertozzi, agrônomo e sócio da OliSoft. “Desmistificou o tema e o trouxe para outras realidades que não são as das grandes empresas, porque as ações tem que ser de base e atingir a todos”
Sobre o HUAIS
Criado por um grupo de empresários e executivos de diferentes áreas, o HUAIS tem sede em Poços de Caldas, mas abrangência em todo Sul de Minas. O objetivo do Hub é impulsionar a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para os pilares ambiental, social e de governança (ASG), criando conexões entre startups, empresas, órgãos públicos, institutos de pesquisas, universidades e investidores.