Poços de Caldas, MG – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na tarde da última sexta-feira (31), uma reunião com farmacêuticos e profissionais da rede pública e privada que atuam em farmácias, drogarias e laboratórios em Poços de Caldas, para uma capacitação sobre a Dengue.
A reunião aconteceu no Auditório do Centro Administrativo e faz parte das ações de enfrentamento das arboviroses em toda a cidade.
Durante a reunião, foi ministrada a importância do farmacêutico conhecer as orientações necessárias para instruir a população sobre dengue, além de apresentar o cenário epidemiológico do município, o resultado do levantamento rápido de índices de infestação do Aedes aegypti (LIRAa), a Resolução DC786/2023 e a importância da notificação compulsória.
O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzi também prestigiaram o evento, além de demais autoridades. “Essas iniciativas que promovem a integração, apresentação de dados e orientações seguras são fundamentais para combater a dengue de forma eficaz”, destacou o prefeito Paulo Ney.
O vice-prefeito também comentou sobre a relevância do evento: “Uma oportunidade para que os farmacêuticos e demais profissionais do setor possam atualizar seus conhecimentos, pois eles desempenham um papel crucial na prevenção e tratamento.”
“Este é um momento extremamente importante onde de forma inédita podemos reunir todos esses profissionais da rede farmacêutica e de laboratórios, da rede pública e privada, para falar sobre Vigilância em Saúde. Aqui debatemos diretrizes, legislação, fluxos, situação epidemiológica e como as vigilâncias podem atuar de forma integrada com cada um deles potencializando e garantindo a efetivação enquanto acesso complementar, apoio e integração junto a esta rede que tanto atua na vida dos nossos cidadãos, e com base em todo aprendizado trazido por uma pandemia como podemos combater e prevenir outras doenças endêmicas como a Dengue e outras arboviroses incluindo a Febre Amarela, que atualmente perfaz uma nova preocupação em potencial pelos corredores ecológicos existentes na cidade!”, afirmou o Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso – secretario adjunto de Saúde.
“É de extrema importância que todos entendam como está sendo feito o serviço de combate à dengue em todos os âmbitos da Saúde. Os focos criadouros do mosquito estão muitas vezes dentro de casa e são de fácil remoção. Portanto precisamos mobilizar nossa população”, destacou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.