Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas vai realizar sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, no dia 21 de fevereiro de 2025, em consonância com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com a Rede da Pessoa LGBTQIAPN+ e considerando a necessidade de avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ em âmbito municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/d6Zutnyg22pruU2S7. A I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ terá como tema central “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+”. O objetivo é propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBTQIAPN+ e à promoção dos direitos humanos e da cidadania das pessoas LGBTQIAPN+, além de construir diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIAPN+.
A conferência foi convocada por meio do Decreto 14.705, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município de terça-feira, 4 de fevereiro, disponível em www.pocosdecaldas.mg.gov.br. O local e horário do evento serão divulgados em breve. “Sem dúvida, a Conferência é um grande ganho para a população LGBTQIAPN+ em Poços de Caldas. Será um momento único e enriquecedor que visa garantir a participação social e atuar de maneira fundamental no aprimoramento dos serviços e no desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas LGBTQIAPN+”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.
A sigla LGBTQIAPN+ engloba Lésbicas; Gays; Bissexuais; Transgêneros; Queer; Intersexos; Assexuais, agêneros e arromânticos; Pansexuais e polissexuais; Não-binários; e outras identidades e orientações sexuais e gêneros fluidos, reconhecendo a vasta diversidade existente.
Desde o ano passado, Poços de Caldas conta com a Rede LGBTQIAPN+, que tem como objetivo alinhar os setores do poder público e da sociedade civil no sentido de promover políticas públicas, desenvolver ações e pensar atividades e serviços integrados para essa população no município.