Poços de Caldas, MG – Quarta-feira (5), foié comemorado o Dia Nacional da Mamografia. A data foi instituída no calendário em 2008 e serve para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame e do autoexame.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê, para o triênio 2023-2025, aproximadamente 73.610 novos casos de câncer de mama por ano no Brasil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2024, foram registrados 61 casos de câncer de mama em Poços de Caldas, um número maior em relação a 2023, quando houve 30 casos confirmados.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, com relação aos exames de mamografia, entre janeiro e novembro de 2024, foram agendados 5.860 exames e realizados 4.686, número superior ao de 2023, quando foram realizados 2.359 exames.
O Ministério da Saúde recomenda a realização de mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Já mulheres na faixa etária de 35 a 49 anos e acima de 70 anos podem realizar o exame, desde que apresentem solicitação médica com justificativa.
Mamografia:
A mamografia é um exame de imagem utilizado para detectar e diagnosticar alterações nas mamas, principalmente o câncer de mama. Ela é realizada com um aparelho chamado mamógrafo, que utiliza raios-X em baixa dose para capturar imagens detalhadas do tecido mamário.
Atendimento pelo SUS:
A porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de câncer são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A paciente deve procurar o PSF (Programa Saúde da Família), onde será realizada uma consulta com exame físico das mamas, solicitação de exames e orientações necessárias.
Atualmente, as mamografias do município são realizadas no CAESMC – Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher e Criança, localizado na R. São Paulo, 369 – Centro, Poços de Caldas.
“Hoje a mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. Ela detecta lesões bem pequenas que ainda não são palpáveis no exame físico. Não deixe de procurar seu PSF e fazer seus exames, isto pode mudar a sua história.” – Alerta, Lucimara Siqueira Costa Papi Gerente do CAESMC
Tradicionalmente, no final do ano, a Secretaria de Saúde também reforça as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, movimentos de conscientização e prevenção do câncer de mama e de próstata.
Claudia Regina Gomes, presidente do GAAPO – Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico, ressalta: “Embora o mês de outubro dê uma ênfase maior a esse tema por conta da campanha ‘Outubro Rosa’, ao primeiro sinal de alteração na mama, a mulher deve procurar uma unidade de Saúde. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.”