Poços de Caldas, MG – O DMAE Poços de Caldas implantou, desde o início deste ano, um novo sistema de aprovação digital de projetos hidrossanitários prediais. A inovação está inserida no projeto de modernização do DMAE e foi desenvolvida pelos próprios funcionários do setor de Engenharia da autarquia.
Bárbara Kali Santos, agente técnico, atua diretamente no setor de aprovação de projetos e destaca as vantagens do novo processo. “Hoje as aprovações são mais ágeis e também houve diminuição de custos, tanto para os construtores quanto para o DMAE, pois não iremos mais precisar de arquivos físicos para organizar e armazenar os projetos que antes ocupavam espaço. Há ainda a questão da sustentabilidade e economia que o novo processo traz”.
Para o diretor do DMAE, Paulo César Silva, a aprovação digital dos projetos é um marco e contribui para o processo que visa a diminuição do uso de documentos em papel, agilizando os procedimentos e serviços oferecidos à população. O diretor destaca ainda a iniciativa dos próprios funcionários da autarquia, que desenvolveram todo o sistema, demonstrando a capacidade da equipe do Setor de Engenharia (SPE-4).
O novo sistema agradou também quem utiliza com frequência os serviços do setor. O engenheiro Huander Junio Viana, comemora a novidade. “O digital é muito mais fácil , não precisa imprimir, traz muito mais agilidade! Parabéns pro DMAE, que agora se alia ao DME e aos Bombeiros, que também já se utilizam de meios digitais para aprovação de projetos, facilitando nosso trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da cidade”.
Ao instituir a aprovação digital de projetos, o DMAE caminha junto com a Prefeitura, que lançou, neste início de ano, projeto de modernização de seus métodos de trabalho.
A modernização tecnológica da Prefeitura de Poços de Caldas também reflete um importante avanço na redução do uso de papel na administração pública. Com a digitalização de processos, como a gestão de despesas e outros setores que serão gradativamente modernizados, a Prefeitura diminui o impacto ambiental e otimiza recursos. O processo contribui para uma gestão mais sustentável, criando um modelo de governança que combina eficiência, inovação e responsabilidade ambiental
Arquivo
O setor de Engenharia do DMAE tem arquivados projetos desde 1982 e conta hoje com aproximadamente 2.200 projetos armazenados. Desde 2015, os ofícios de aprovação de Projetos Hidrossanitários são também digitalizados, mas ainda arquivados em papel. O volume de arquivos hoje já chegou ao limite físico do local onde ficam armazenados, no Ceope, o Centro de Operações, localizado no Bairro Santa Rosália.
Digitalização
Antes, os engenheiros levavam os projetos impressos para o setor, onde passavam por análise e devolvidos para futuras correções ou aprovados, com ofícios em papel. Desde a pandemia, em 2020, o setor de aprovação de projetos começou a instituir o recebimento de projetos em PDF, enviados por e-mail. Após o período de lockdown, foi reaberto o procedimento presencial, mas manteve-se a análise dos projetos digitalmente. A partir deste ano, toda a análise e documentação emitida se dará por meio de carimbo e ofícios digitais, com os arquivos ficando armazenados na nuvem, garantindo mais segurança em todo o processo.
O DMAE aprova aproximadamente 60 projetos ao ano e o setor de Engenharia estuda ainda aprimorar os meios de orientação oferecidos aos engenheiros, para que a apresentação dos projetos seja feita de forma mais eficiente, contribuindo para que a aprovação seja feita de forma mais rápida.