Poços de Caldas, MG – A Coopoços – Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos de Poços de Caldas inicia 2025 com uma importante iniciativa que reflete o espírito do Ano Internacional do Cooperativismo: a parceria com o tradicional Colégio Pio XII. Em entrevista ao Mantiqueira, Ana Alice de Souza, presidente da Coopoços, destacou os benefícios e a relevância dessa ação para os cooperados, seus dependentes e a comunidade escolar.
Um dos princípios do cooperativismo é a intercooperação e ao firmar esta parceria com uma cooperativa educacional demonstra o nosso compromisso em construir um mundo melhor. Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para nossos cooperados e seus dependentes, oferecendo cursos de informática nas dependências do Colégio Pio XII, explicou Ana Alice.
Estrutura e Funcionamento
O Mantiqueira esteve no Colégio Pio XII e conferiu a sala montada com 15 computadores cedidos pela Coopoços. Durante o período de aulas, os alunos do Colégio farão uso do espaço e os equipamentos vão dar uma maior dinâmica para as aulas. À noite, o espaço será exclusivo para uso dos associados e dependentes da Coopoços, que terão à disposição cursos de informática e outros que possam ser criados.
“O formato dessa parceria é único porque une esforços e fortalece o papel do cooperativismo, uma cooperativa cede o espaço e outra cede os equipamentos, reforçando o impacto positivo da iniciativa”, detalhou a presidente.
Segundo o diretor financeiro e professor da instituição, Denis Borges, a tecnologia é um elemento essencial na educação atual. “Não tem como a gente pensar em ensino nos dias de hoje sem falar de tecnologia. Os alunos precisam dessa vivência e de um ambiente que permita essa interação no aprendizado”, destaca.
A nova sala atenderá estudantes do colégio desde a educação infantil até o ensino médio, tornando-se parte integrante do currículo escolar.
“Sem essa parceria, não conseguiríamos transformar esse sonho em realidade”, afirma Borges.
Para a diretora pedagógica Amanda Medeiros, a sala será um grande diferencial no aprendizado dos estudantes. “Essa sala vai ser muito útil e importante para todos. Conseguimos intensificar o aprendizado, trazendo esse mundo do pensamento computacional e da informática para dentro da realidade escolar”, afirma.
Segundo Alexandre Mota, presidente da Cooperativa dos Profissionais de Educação de Poços de Caldas, essa união representa um avanço significativo.
“Essa parceria com a Coopoços já vem sendo trabalhada há algum tempo, mas agora está ainda mais próxima. O objetivo é proporcionar aos alunos e aos associados uma educação de qualidade, com ensino tecnológico de ponta, ao mesmo tempo em que fortalecemos o modelo cooperativista, que é essencial para o nosso funcionamento”, explica.
Mota destaca a importância das cooperativas se apoiarem mutuamente para criar um ambiente educacional mais sólido e inovador. “As cooperativas precisam cada vez mais se ajudar e se tornar um modelo a ser seguido. Essa união traz benefícios para todos os envolvidos”, acrescenta.
O colégio, apesar de ser uma instituição particular, opera sob um modelo cooperativo, o que o diferencia de outras escolas tradicionais. “Os profissionais que trabalham aqui são cooperados, o que significa que temos autonomia para definir os rumos pedagógicos e administrativos da instituição. Não há um aporte financeiro externo que nos limite ou determine quais segmentos devemos seguir. Dessa forma, conseguimos construir um ensino que acreditamos ser o melhor para os alunos e para nós, enquanto profissionais”, afirma o presidente da cooperativa.
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc