Poços de Caldas, MG- O secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, participou da primeira reunião do ano da Comissão Técnica Consultiva da Feira de Artes e Artesanato Expo-Arte de Rua, realizada na última quinta-feira (6), no Espaço Cultural da Urca. Com mais de 30 anos de existência, a feira acontece aos finais de semana, no entorno das Thermas Antônio Carlos.
A Comissão tem por função assessorar a Secretara Municipal de Cultura nas questões relativas à Expo-Arte de Rua, por meio de orientações, consultorias, diligências e proposição de medidas e ações que visem promover e divulgar as obras e valores culturais do município.
As reuniões da Comissão, que também avalia e aprova novos expositores visitantes, acontecem mensalmente. “Aproveitamos para dar boas-vindas aos membros da Comissão e desejar um ano produtivo de muito trabalho e bons resultados na Expo-Arte de Rua, essa importante iniciativa de fomento às áreas de artesanato e artes plásticas do município”, destaca o secretário Nando Gonçalves.
Criada pela Lei 5.041, de 26 de agosto de 1993, a Expo-Arte de Rua tem por objetivo oferecer aos visitantes a oportunidade de contato com a arte e a cultura, através do trabalho de artistas e artesãos locais, além de divulgar diferentes técnicas artesanais e formas de trabalho manuais de expressivo valor artístico, criando condições para que artistas plásticos e artesãos não estabelecidos comercialmente possam expor e comercializar suas obras e produções.
Os expositores são artistas plásticos e artesãos aprovados em processos de avaliação da Secretaria Municipal de Cultura. Por lei, são disponibilizadas 24 vagas para artes plásticas, localizadas atrás do prédio das Thermas e 40 para artesanato, no Jardim “Elisiário Junqueira”, em frente à entrada principal.