Poços de Caldas, MG – Queridíssima do público e marca registrada do Carnaval de Poços de Caldas, a Charanga dos Artistas, com sua alegria característica, traz para 2025, 17 companhias cênicas e 8 bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som das marchinhas de todos os tempos.
Já na sexta-feira (28), às 18h, a Charanga participa da abertura oficial do Carnaval 2025, na tradicional entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, nas escadarias da antiga Prefeitura, na Avenida Francisco Salles.
De sábado a terça-feira de Carnaval (de 1 a 4 de março), no Parque José Affonso Junqueira, atrás do Palace Hotel, das 16h às 19h, os foliões de todas as idades vão poder se divertir, dançar e interagir com os bonecões, grupos de teatro e dança e muita música, com a Banda do Miguelzinho.
A Charanga dos Artistas integra a programação oficial do Carnaval, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Todo ano, o grupo faz homenagens a artistas, escritores, personalidades e temas diversos, por meio dos grupos de teatro e dança que fazem parte da Charanga, além dos bonecos gigantes e a participação mais que especial do Rei Momo Marquinho Oliveira.
Homenagem a Sílvio Santos
Em 2025, a Charanga dos Artistas vai homenagear o maior comunicador brasileiro, Silvio Santos, falecido no ano passado, aos 93 anos, com um boneco especial do apresentador, empresário, produtor, radialista e cantor, conhecido como o rei da TV brasileira, que ficou no ar por mais de 60 anos.
A homenagem aos mestres da cultura tradicional de Poços de Caldas, com os bonecos de Dona Orlanda, Seu Joaquim, Seu Pedro Caiapó e Seu Luiz Siqueira, continua neste ano, assim como os bonecos do compositor Aldir Blanc, em alusão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do ator e produtor cultural de Poços de Caldas, Roni Mocchegiani, falecido em 2022. O personagem A Barata, de Tieris Braido, foi escolhido como Bufão da Charanga no ano passado e também terá seu boneco gigante.
História
Desde 2001, o Carnaval de Poços de Caldas conta com a irreverência da Charanga dos Artistas, que reúne companhias cênicas locais e bonecos gigantes, ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas.
Criada como forma de unir a classe artística para reverenciar personalidades locais, nacionais e internacionais, a Charanga resgata a alegria do “brincar carnaval”, ao mesmo tempo em que traz para a festa momesca ícones da literatura, do cinema, da música e personagens que se destacaram em diversas áreas de atuação.
Além das marchinhas e da caracterização dos artistas, bailarinos e bonecos, o diferencial da atração é a interação com o público, que é parte fundamental do espetáculo. Em 2025, a Charanga dos Artistas completa 24 anos de garantia de diversão para a família durante todos os dias de Carnaval.