Foto: Divulgação

Caged: Minas Gerais cria mais de 139 mil novos empregos em 2024

Data da Publicação:

17/02/2025

Belo Horizonte, MG – Minas Gerais registrou saldo positivo de 139.503 novos postos de trabalho em 2024, mantendo-se praticamente estável em relação ao ano anterior (138.429 vagas). O levantamento foi realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
As Micro e Pequenas Empresas (MPE) do setor de Serviços foram as principais responsáveis pela criação de empregos, representando 54% do total, com 59.632 novas contratações. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelas atividades de “serviços combinados de escritório e apoio administrativo” (6.557 vagas), “outros serviços prestados às empresas” (3.566 vagas) e “transporte rodoviário de carga” (3.490 vagas).
Na sequência, destacaram-se os setores de Comércio, com 22.738 novas vagas – impulsionado pelo segmento de “comércio varejista de mercadorias em geral – supermercados” (4.714 vagas) – e Indústria da Transformação, com 15.549 vagas, sendo as principais atividades “serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê” (1.567) e “fabricação de produtos de uso doméstico – fogões, refrigeradores, máquinas de lavar” (696).
As MPE mineiras registraram maior geração de empregos nas regiões Centro (43.808 novos postos), Sul (12.597) e Triângulo (11.269).
Retração em
dezembro
No último mês do ano, Minas Gerais apresentou saldo negativo, com o fechamento de 68.617 postos de trabalho. Desse total, 48,2% ocorreram em negócios de maior porte (-33.091) e 47,4% foram registradas em MPE (-32.548).
Todos os setores apresentaram queda na geração de empregos: Serviços (-12.346), Indústria da Transformação (-6.844) e Construção Civil (-6.507). Os segmentos mais impactados foram construção de edifícios (-2.732), construção de rodovias e ferrovias (-1.337), educação infantil – pré-escola e creche (-2.372) e ensino fundamental (-1.036).
O resultado negativo reflete a sazonalidade típica do período. Entre os principais fatores que explicam esse movimento estão o encerramento de contratos temporários em setores como educação básica, construção civil, agropecuária e atividades ligadas às festas de fim de ano. Além disso, a desaceleração econômica, somada à inflação pressionada, desvalorização cambial e ao crédito mais caro, impacta diretamente setores dependentes do consumo das famílias, como serviços e comércio. Para equilibrar custos, muitas empresas acabam reduzindo seus quadros de funcionários.
Na análise regional, todas as regiões do estado registraram saldo negativo em dezembro, com as maiores perdas no Centro (-9.852), Centro-Oeste e Sudoeste (-5.278) e Triângulo (-5.005).
O que esperar da economia nos próximos meses?
“As expectativas para 2025 apontam para um cenário de moderação no mercado de trabalho, com uma possível intensificação da desaceleração econômica no segundo semestre. Apesar da previsão de forte crescimento no setor agropecuário, que pode impulsionar o PIB no primeiro trimestre, esse efeito tende a ser temporário. No segundo trimestre, a tendência é que a queda do consumo e dos investimentos ganhe força. O mercado de trabalho entra em 2025 com sinais de moderação, mas ainda há potencial de crescimento, desde que políticas econômicas e estímulos adequados sejam implementados”, explica a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.

Leia Também

foto-Viridis-Mining-secretarios-18-02-25

Viridis Mining e Minerals apresenta seu impacto positivo em Poços para secretários municipais

Poços de Caldas, MG - A equipe da Viridis Mining e Minerals esteve no Centro Administrativo nesta segunda (17), para apresentar aos Secretários Municipais a importância e os benefícios de sua operação para a cidade de Poços de Caldas. Durante…
foto-cervejas-sorteio-18-02-25

Sorteio define cervejarias e empresas de alimentação para o Carnaval Poços de Caldas 2025

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 18 de fevereiro, foi realizado o sorteio que definiu o credenciamento das cervejarias e empresas de alimentação para o Carnaval Poços de Caldas 2025, evento que ocorrerá ao longo de cinco dias…
Foto: Divulgação

Procon divulga nova pesquisa de preço do gás de cozinha

Poços de Caldas, MG - O Procon fez uma nova pesquisa de preços do botijão de gás. De acordo com o levantamento, o preço do gás de cozinha permaneceu estável para retirada no depósito e caiu 0,35% para a entrega,…
Foto: Divulgação

Poços começa semana com 139 vagas de emprego disponíveis

Poços de Caldas, MG - Neste início de semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais apresenta mais de 14 mil e 725 oportunidades disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Painel de Informações do Sine, atualizado pela Secretaria…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Prefeitura alerta sobre prazo final para regularização de desmembramentos, edificações e usos em Poços

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas reforça que o prazo para solicitação da regularização de desmembramentos, edificações e usos no município, conforme previsto na Lei Complementar n.º 240/2023, se encerra em maio deste ano. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!