Poços de Caldas, MG – A Santa Casa de Poços de Caldas comemorou hoje, 19 de fevereiro, seus 120 anos de história em uma cerimônia marcada por homenagens e emoção. O evento, que aconteceu na entrada principal da Irmandade, reuniu autoridades, colaboradores e convidados especiais, destacando a importância do hospital para a comunidade ao longo de mais de um século de dedicação à saúde.
A solenidade foi conduzida pela jornalista Amanda Negrini, que deu as boas-vindas aos presentes e fez um agradecimento especial às autoridades que prestigiaram o evento. Entre os nomes destacados estavam o vice-prefeito de Poços de Caldas, Dr. Eduardo Januzzi, além de representantes do Poder Legislativo, Poder Judiciário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Conselho Municipal de Saúde. Também compareceram membros da Irmandade da Santa Casa, colaboradores, empresários e amigos do hospital.
A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar, acompanhada pelo hasteamento das bandeiras. O momento solene simbolizou o respeito e a tradição da instituição, que desempenha um papel essencial na saúde do município e região.
História
Em seguida, o provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias, discursou sobre a história e a importância da instituição, enfatizando o compromisso com a excelência no atendimento hospitalar.
Marcos contou desde o início a história da Irmandade, no primeiro local a abrigar a Santa Casa, cedido por Dona Maria do Rosário das Dores, que emprestou para a comunidade uma casa situada na Rua Marquês de Paraná, esquina da Rua Direita – hoje Rua Assis Figueiredo esquina com a Paraíba – para viabilizar a instalação do hospital.
O provedor falou também do segundo prédio que abrigou a Irmandade, na década de 30, em um terreno na Rua XV de Novembro, região central de Poços de Caldas, onde foi construído um prédio maior, de acordo com os padrões da época, com mais leitos e instalação de uma maternidade.
Segundo Marcos, por volta do ano de 1947, as autoridades perceberam que o local que abrigava a entidade havia ficado pequeno e começaram a analisar onde poderia ser construído o novo hospital. Nesse momento, o provedor contou uma história que poucos conhecem.
“Naquela ocasião, era provedor da Santa Casa o Sr. Jorge Pio da Silva Dias e o prefeito municipal era o Dr. Miguel de Carvalho Dias, irmão do meu pai. O Sr. Jorge Pio era solteiro e sempre almoçava na casa das cunhadas e das sobrinhas e um dia, no ano de 1947, ele estava almoçando na casa do Dr. Miguel e falou para ele da necessidade de um novo local para a Santa Casa. Sugeriram alguns lugares, como a Vila Cruz, a Vila Nova, e todos achavam longe pelo fato de a cidade ser muito pequena naquela época e precisar ficar próxima ao centro. A mulher do Dr. Miguel estava fazendo unha com uma manicure no cantinho da sala, e foi a manicure que falou: ‘eu sei onde fazer a Santa Casa. Lá na Praça Independência, no alto da Rua Minas Gerais, que fica só um pasto de cavalo lá e ninguém usa aquela praça’. E assim foi escolhido o local onde o prédio da Santa Casa se encontra hoje”, contou, entre outras coisas, Marcos de Carvalho Dias, que lembrou ainda que o atual prédio do hospital foi inaugurado no ano de 1962.
“Esse hospital foi projetado e construído desde 1947 para ser inaugurado em 1962, muito tempo depois. Mas os sonhos, para serem realizados, às vezes demoram muito tempo mesmo, ainda mais quando não se tem o dinheiro para fazer tudo de uma vez. Então, o grande construtor da Santa Casa foi aquele que nós chamamos de provedor perpétuo, que foi o Sr. Jorge Pio da Silva Dias, que não tinha herdeiros e vendeu sua fazenda e todos os seus bens para conseguir esse prédio que está aqui servindo, desde 1962, à população de Poços de Caldas”, disse o atual provedor da Irmandade.
Homenagem
A coordenadora do Serviço de Psicologia, Cláudia Rocha, leu um texto em homenagem aos colaboradores, destacando o trabalho incansável dos profissionais que fazem da Santa Casa um lugar de acolhimento e esperança.
“Nossa instituição é centenária, e são as mãos e os corações que trabalham aqui que a mantêm viva. Cada médico, enfermeiro, técnico, fisioterapeuta, colaborador da limpeza, psicólogo, assistente social, administrativo, cozinha, segurança, manutenção e tantos outros que fazem parte desta grande família são a verdadeira alma da Santa Casa”, destacou Cláudia em sua leitura.
Como forma de reconhecimento, a Santa Casa entregou uma peça especial, gentilmente fornecida pela Cristaleria São Marcos, a alguns colaboradores que se destacaram por sua dedicação e serviço exemplar. Entre os homenageados estavam profissionais de diferentes áreas, reforçando a importância do trabalho em equipe para o funcionamento do hospital.
Os agraciados com a homenagem foram: Dra. Fabiana Schmidt Oliveira, Dr. Daniel Simão Incrocci, Josiane Céllis de Almeida, Fabrício Aldrei, Thabata Ferrari, Karina Aparecida Lisboa, Maria Aparecida da Silva Oliveira, Renildes Dantas Almeida, Marcos de Carvalho Dias e Célia Maria de Souza.
Encerramento e
apresentação musical
O discurso final foi proferido pelo vice-prefeito, Dr. Eduardo Januzzi, que reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde e destacou o trabalho da Santa Casa em benefício da população.
“A história da Santa Casa se mistura com a história de Poços, 120 anos de orgulho para todos os poços-caldenses e a gente poder estar aqui dando os parabéns para a Santa Casa é motivo de orgulho para todos nós”, disse o vice-prefeito.
A solenidade foi encerrada com uma apresentação especial da Banda da Polícia Militar, que emocionou os presentes com três músicas em homenagem à história do hospital.
Atendimento
de excelência
A Santa Casa de Poços de Caldas é uma entidade de saúde em plena expansão. Fundado em fevereiro de 1905, o hospital mescla sua tradição com um processo de profunda modernização. São cerca de 30 mil atendimentos por mês, sendo 92% SUS, em várias áreas: Unacon, Quimioterapia, Maternidade, Hemodiálise, CTI Neonatal, CTI Adulto, CTI Covid, Cirurgia Bariátrica, Fisioterapia, Ortopedia, Pediatria, Centro de Imagem, Urgência/Emergência, Centro Cirúrgico, Laboratório, Anestesiologia, Psicologia, entre outros.
A celebração dos 120 anos da Santa Casa de Poços de Caldas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no atendimento e a dedicação aos pacientes. Que os próximos anos sejam de ainda mais realizações e avanços, sempre com foco no cuidado e no bem-estar da comunidade.
Rafael Santos
ACS/Santa Casa