Belo Horizonte, MG – Os mais de 25 mil bares e restaurantes de Belo Horizonte se preparam ao máximo para o período do Carnaval, data que promete impulsionar a economia e gerar renda para os pequenos negócios. Conforme projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a folia deve movimentar R$ 1 bilhão na capital mineira nos próximos dias. Uma pesquisa da entidade também revelou que que seis a cada 10 empresários acreditam que o Carnaval vai gerar um impacto positivo nas vendas. O ticket médio por consumidor está estimado em R$ 180,00, um aumento de 42% em relação a 2024.
Nesse sentido, é fundamental que donos de micro e pequenas empresas do setor de alimentação tenham um planejamento estratégico para faturar mais e atrair novos clientes. Decoração especial, estoques, cardápios atraentes e promoções estão entre as ações que devem ser desenvolvidas pelos empresários.
A analista do Sebrae Minas Simone Lopes fala sobre a importância da boa preparação dos empresários em um período de muito movimento em Belo Horizonte: “A cada ano, o Carnaval atrai novos públicos, gera renda e cria empregos. Com a expansão do evento, toda a cadeia econômica tende a se fortalecer, especialmente os segmentos de alimentação fora do lar, pois a gastronomia é um dos atrativos de Belo Horizonte. Os empresários precisam estar atentos aos cardápios especiais e temáticos, ampliação dos horários de atendimento, estabelecer parcerias e promoções, fazer adaptações no espaço e um plano de divulgação estratégico”, explica.
Algumas dicas essenciais para os bares e restaurantes:
Organize seus horários de atendimento e informe ao público com antecedência;
Se for viável, crie combos pré-folia ou produtos exclusivos, como drinks temáticos ou pratos inspirados no Carnaval;
Invista em uma decoração mais leve e colorida para atrair o público;
Use anúncios com foco nas pessoas que estiverem na região;
Se você tiver um delivery ou um restaurante mais formal, foque no cliente usando uma estratégia para “quem quer fugir do Carnaval”
Prepara Gastronomia
Desde 2020, o Sebrae Minas realiza o programa Prepara Gastronomia para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. São consultorias customizadas, cursos, oficinas e apoio em eventos estratégicos para ajudar as empresas a se reinventarem no mercado. A iniciativa é direcionada para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE), com estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a se preparar para as novas demandas e na alavancagem de seus negócios.
No ano passado, o Prepara Gastronomia atendeu a 137 municípios mineiros, impactando diretamente no crescimento de mais de 3,5 mil pequenos negócios, com mais de 2,5 mil consultorias e capacitações realizadas. Nesse período, foram gerados mais de R$ 9 milhões em expectativas de negócios.
Sebrae Play
Com o objetivo de orientar os empreendedores sobre como aproveitar as oportunidades no período do Carnaval, o Sebrae Minas, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a CDL/BH, criou a coletânea “Meu negócio é Carnaval”, com mais de 50 conteúdos gratuitos.
A plataforma também conta com e-books para impulsionar os pequenos negócios da gastronomia, com temáticas como planilha de precificação, fluxo de caixa, depreciação gerencial, engenharia de cardápio, marketing digital, fidelização de clientes, entre outros.