Poços de Caldas, MG – Na última semana, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste recebeu a visita dos técnicos do CRAS do município vizinho de Águas da Prata/SP para uma reunião com a comunidade do bairro Marco Divisório. O encontro foi realizado na Escola Municipal Nicolina Bernardo.
O objetivo foi traçar metas de atuação em conjunto com a Política de Assistência Social de ambos os municípios. Estiveram presentes representantes das duas cidades, entre eles a secretária de Promoção Social de Águas da Prata, Ligia Sassaron Sanches e a coordenadora do CRAS Oeste, Fabiana Barbara Bartelega.
Ente as ações definidas está o mapeamento das demandas da população no território, incluindo o levantamento em conjunto das principais necessidades da população e a identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, serão desenvolvidas parcerias e o compartilhamento de recursos e de informações sobre benefícios assistenciais e programas. A meta é que o atendimento da população do Marco Divisório pelo CRAS seja feito no local, de 15 em 15 dias, de forma espontânea.
O encontro discutiu, ainda, o alinhamento do fluxo de atendimento para evitar que os moradores sejam deslocados desnecessariamente. Também deverão se realizadas reuniões periódicas com a população, além do fomento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvido na E.M. Nicolina Bernardo.
“Todas essas ações visam fortalecer o atendimento e garantir que os moradores do Marco Divisório tenham seus direitos assegurados, de maneira eficiente e integrada”, destacou a coordenadora CRAS Oeste, Fabiana Barbara Bartelega.
“O encontro foi bem proveitoso, pois acertamos compartilhar informações sobre benefícios assistenciais e programas, a necessidade de reuniões periódicas como essa e a criação de grupos de convivência e fortalecimento de vínculo”, ressaltou a secretária de Promoção Social de Águas da Prata, Ligia Sassaron Sanches.