Poços de Caldas, MG – Na próxima segunda-feira (10), às 14h, no Plenário, a Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, realizará a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2025. O evento reunirá estudantes e professores das 10 escolas que aderiram ao projeto neste ano e contará com uma palestra do secretário Municipal de Cultura, Luiz Fernando Gonçalves, que compartilhará sua experiência de mais de 25 anos na área artística e gestão cultural.
O PJ chega à 17ª edição no município, com a participação das seguintes instituições: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José. Neste ano, o tema será “Juventude e Direitos Culturais”, divididos nos subtemas “A Juventude e a cultura como direito”, “A organização das políticas culturais e a participação social” e “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”.
Durante os próximos meses, os estudantes deverão debater e criar propostas que abordem questões essenciais para a promoção da diversidade cultural, igualdade e participação cidadã entre os jovens. Além da fase municipal, realizada na Câmara de Poços, eles ainda participarão das etapas microrregional, regional e estadual.
Os preparativos para mais uma edição do PJ tiveram início em fevereiro, com a formação de coordenadores municipais, na cidade de Jacuí, e com as mobilizações nas escolas de ensino médio do município. Os coordenadores do projeto em Poços, Taís Ferreira e Marcos Maciel, visitaram as unidades de ensino para apresentar o cronograma de 2025 e incentivar os estudantes para adesão ao PJ. Uma das novidades deste ano é a utilização do aplicativo E-LegisPC, aplicativo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Poços de Caldas, que facilitará o acesso aos materiais das oficinas.
Os eventos do Parlamento Jovem realizados no Plenário do Legislativo têm transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube.