Poços de Caldas, MG – Desde o início deste ano, os assistentes sociais das eMultis (equipes multidisciplinares) da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, iniciaram uma série de visitas às instituições da rede socioassistencial do município. O objetivo é mapear os serviços oferecidos, compartilhar experiências, fortalecer parcerias, qualificar encaminhamentos e difundir conhecimento.
Após essas visitas, os assistentes sociais das eMultis têm promovido encontros de educação continuada com as equipes de Saúde da Atenção Primária. A proposta é divulgar as instituições e seus serviços, ampliando o acesso da população sempre que necessário. Além disso, esse trabalho possibilita ações de proteção social e garantia de direitos para os usuários do sistema público de saúde e assistência social.
Entre os locais já visitados, estão:
– Associação Malu de Amor
– Instituto A
– Associação dos Diabéticos de Poços de Caldas (ADPC)
– Associação Criança Feliz (Família Guardiã e Família Acolhedora)
– Associação de Promoção Humana e Ação Social – APHAS (Centro Dia e AEPETI)
– Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (GAAPO)
De acordo com a Secretaria de Saúde, duas visitas são realizadas por mês, com agenda programada até o meio do ano.
“A troca de experiências entre os assistentes sociais da Saúde e as instituições da rede socioassistencial é fundamental para fortalecer o atendimento e garantir que os usuários do sistema público de saúde e assistência social recebam o apoio necessário. Isso permite a realização de ações de proteção social e garantia de direitos, além de promover a saúde e o bem-estar da população”, afirma Rosilene de Faria, diretora do Departamento de Atenção à Saúde.