Foto: Divulgação

Comerciantes de Poços pedem socorro: onda de arrombamentos gera revolta e medo

Data da Publicação:

01/04/2025

Poços de Caldas, MG – Os comerciantes da região central de Poços de Caldas estão em estado de alerta e pedem socorro diante da crescente onda de arrombamentos que atinge o comércio local. As frequentes invasões noturnas têm causado prejuízos incalculáveis, gerando revolta e insegurança entre os empreendedores da cidade.
O jornal Mantiqueira conversou com uma comerciante que recentemente teve seu estabelecimento arrombado. Segundo ela, esse tipo de crime sempre existiu, mas nos últimos tempos tem se intensificado de forma alarmante. “Sempre teve problema de arrombamento noturno, mas agora está demais”, desabafa.
A comerciante relata que já é o quarto arrombamento consecutivo. “O último não tem dois meses que aconteceu. E foi assim, estragaram muito. Roubaram tudo, deixaram ele sem material para trabalhar, roubaram até aparelhos de clientes.”
Segundo a vítima, os crimes têm um padrão: são cometidos por dependentes químicos. “Todas as vezes foi constatado que são pessoas usuárias de drogas.

Movimento
A comerciante está em contato com outros proprietários de estabelecimentos no centro e planaja fazer um movimento forte para essa questão. O objetivo deste movimento seria alertar, ganhar apoio dos empresários, já é um problema antigo, mas que tem piorado bruscamente e numa velocidade assustadora.
Comerciantes querem acionar as autoridades para uma solução efetiva, indo além da segurança ostensiva. “Precisamos, principalmente, que as autoridades do poder público atuem sobre as políticas municipais antidrogas, porque não se trata apenas de uma questão de policiamento, mas também de um problema social e de saúde”, dissse a comerciante. O Mantiqueira buscou uma resposta da Polícia Militar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não teve resposta. O espaço segue aberto.

Guarda Civil Municipal
Já Rafael Tadeu Conde Maria, secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Poços de Caldas, atendeu a reportagem e falou sobre os problemas enfrentados.
Rafael destacou que os desafios são complicados devido ao baixo efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), que não realiza concurso há 25 anos. Ele destaca, no entanto, que o município já tomou medidas para solucionar essa questão e em breve a realização do concurso público oferecerá 50 novas vagas para a corporação.
Mas este aumento de efetivo ainda demora. De acordo com o secretário, o processo seletivo é complexo e envolve diversas etapas, incluindo prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, exames médicos, análise da vida pregressa e, posteriormente, o curso de formação, que tem duração estimada de seis a sete meses. Com isso, a previsão é de que os novos guardas só estejam atuando nas ruas em 2026.

Patrulhamentos
Atualmente, a GCM realiza patrulhamentos na região central e em algumas escolas e bairros da cidade. No entanto, o baixo efetivo é um obstáculo significativo, considerando que a corporação também precisa cuidar do patrulhamento dos próprios municipais, que somam cerca de 600 locais. Apesar desse desafio, a GCM tem intensificado sua presença na segurança pública, alinhada às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que ampliam suas atribuições na área.
Em relação aos equipamentos, a GCM tem recebido investimentos significativos nos últimos anos, com aquisição de novas viaturas e, mais recentemente, a implementação do porte de arma para os agentes. Depois de 31 anos de existência, a corporação começará a atuar de forma armada, visando maior segurança tanto para os guardas quanto para a população. No entanto, ainda será necessário aguardar a conclusão do processo de aquisição dos armamentos.
“A guarda tem feito investimentos significativos, mas demanda de novos servidores e precisa de um concurso público com urgência. Temos esse indicativo do município e do prefeito, que já anunciou 50 novos guardas”, destacou Rafael Tadeu Conde Maria. “Mesmo com as dificuldades operacionais, a Guarda Civil Municipal continua atuando dentro do possível para garantir a segurança dos munícipes. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Militar e outras forças de segurança, especialmente no patrulhamento noturno e diurno. O reforço no efetivo previsto para os próximos anos deverá trazer melhorias para a segurança de Poços de Caldas, reduzindo a vulnerabilidade do município à criminalidade”, finalizou Rafael.

 

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos

 

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Procon divulga pesquisa de preço dos ovos de Páscoa

Poços de Caldas, MG - Os ovos de Páscoa estão mais caros. Os preços dos ovos, bombons e barras de chocolate subiram 34,41%, de acordo com pesquisa feita pelo Procon em Poços de Caldas. Além disso, a variação de preço…
foto-plano-socio-caldense-01-04-25

Caldense apresenta os planos de Sócio-torcedor Duson 2025

Poços de Caldas, MG - O ano do centenário da Caldense chegou! E o plano de sócio-torcedor em comemoração aos 100 anos da Veterana está recheado de novidades! Esta temporada a patrocinadora master do sócio-torcedor é a fornecedora de material…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Poços de Caldas recebe primeira edição da Corrida das Divas com grande sucesso

Poços de Caldas, MG - No último domingo, 30, as ruas de Poços de Caldas ganharam um colorido especial com a primeira edição da Corrida das Divas. O evento reuniu 1.700 participantes, que disputaram provas de 5 km e 10…
Foto: Marcos Corrêa/Mantiqueira

Corpo de homem desaparecido é encontrado em região de mata em Andradas

Andradas, MG - Na tarde do dia 29 de março, um corpo em estado de decomposição foi encontrado em uma área de mata no bairro Varginha 2, próximo à Estrada das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Andradas. A descoberta…
Foto: Divulgação

Indivíduos ameaçam Guardas Civis, mas não aguardam a abordagem

Poços de Caldas, MG - Por volta das 22 horas do dia 30/03/25, uma equipe que patrulhava o Parque José Afonso foi ameaçada por 5 indivíduos, sendo que alguns deles portavam pedaços de madeira. Ao ser acionado apoio, os mesmos…
Foto: Divulgação

Reunião discute possível retomada do Trem Turístico entre Poços e Aguaí

Poços de Caldas, MG - Uma reunião estratégica foi realizada para discutir a viabilidade da retomada do trem turístico que ligaria Poços de Caldas–MG a Aguaí (SP). O encontro contou com a participação do secretário de Turismo de Poços de…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!