Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas já se prepara para a 29ª edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da cidade: o Festival de Inverno. A Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, lançou nesta sexta-feira (11) o Edital de Chamamento Público para credenciamento de propostas artísticas que irão compor a programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas 2025, que acontece entre os dias 11 e 27 de julho.
O edital é voltado para artistas e grupos locais, pessoas físicas ou jurídicas, com atuação reconhecida na área artístico-cultural. As inscrições podem ser feitas entre os dias 11 e 28 de abril de 2025, por meio do preenchimento do formulário digital disponível em: https://forms.gle/2iRoUyj9ThPCubNd6 – https://services.pocosdecaldas.mg.gov.br/editais/
Cada proponente poderá inscrever somente uma proposta em qualquer uma das linguagens artísticas contempladas: teatro, música, dança, circo, cultura tradicional, artes plásticas, artes visuais, fotografia e gastronomia. O edital prevê a seleção de propostas para compor uma programação plural e gratuita, distribuída em diferentes pontos da cidade, com apresentações em espaços como o Parque Ecológico da Zona Sul, CEU das Artes, Mirante Santa Rita, Praça Dom Pedro II, Parque José Affonso Junqueira, Museu Histórico e Geográfico, Espaço Cultural da Urca, Arena Cascatinha, Instituto Moreira Salles, Coreto, entre outros.
As categorias de credenciamento contemplam uma ampla diversidade de gêneros artísticos, entre eles: Música (dançante para Coreto, instrumental, pagode, rock, samba, sertanejo, variados e DJs para intervalos de shows); Artes cênicas (com foco em apresentações no Teatro Benigno Gaiga); Programações para o público infantil; Artes visuais, plásticas e artesanato para exposições; Mostras de audiovisual; Manifestações da cultura tradicional; Intervenções artísticas voltadas à divulgação do festival e Artes integradas.
Para o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, o festival vai além do entretenimento: ” Com mais de uma centena de atividades gratuitas nas mais diversas linguagens artísticas — como música, teatro, circo, dança, literatura, exposições e manifestações da cultura popular — o evento se firma como uma das maiores expressões culturais do nosso município. Ele movimenta todo o cenário artístico local, valorizando desde músicos e atores até artesãos, produtores, técnicos e demais profissionais da cultura, fortalecendo toda a cadeia criativa. Ao ocupar diferentes espaços da cidade com uma programação rica, acessível e descentralizada, especialmente durante o período de férias, o festival também se torna um atrativo turístico de grande impacto, consolidando Poços de Caldas como uma referência cultural em Minas Gerais. É um evento que celebra a arte, fomenta a formação de público, gera oportunidades e reforça nossa identidade cultural.”
O evento é reconhecido por sua contribuição à formação de público, descentralização das ações culturais e fortalecimento da identidade artística da cidade, além de aquecer o turismo durante as férias de julho, consolidando Poços de Caldas como um destino cultural de referência.