foto-vereadores-atepro-12-04-25

Vereadores recebem agentes de saúde e propõem Anteprojeto que autoriza o repasse de incentivo financeiro

Data da Publicação:

12/04/2025

Poços de Caldas, MG- Os vereadores da Câmara Municipal de Poços de Caldas receberam, nesta semana, uma comissão formada por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O objetivo principal foi discutir melhorias para as categorias, entre elas a concessão do Incentivo Financeiro Adicional, previsto em legislação federal. Como encaminhamento do encontro, os parlamentares irão apresentar um Anteprojeto de Lei regulamentando o repasse do benefício, que é recebido, anualmente, do Ministério da Saúde.
O incentivo destinado aos profissionais está previsto no Decreto Federal n° 8.474/2015, na Lei Federal n° 12.994/2014 e no art. 9-C, §4°, da Lei Federal n° 11.350/2006, visando reconhecer e incentivar o trabalho realizado. Cada Agente Comunitário de Saúde ou Agente de Combate às Endemias, devidamente cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES, tem direito ao repasse realizado pelo Ministério da Saúde às Prefeituras. Vários administrações têm procurado regularizar a situação para que os profissionais possam receber os valores.
Durante a reunião, os vereadores destacaram a importância do trabalho dos agentes em Poços. Seguindo os pressupostos da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, esses profissionais atuam na identificação de problemas de saúde nos mais variados territórios e são responsáveis pelo planejamento de estratégias de intervenções clínicas e sanitárias mais efetivas e eficazes. “Eles são indispensáveis por desempenharem um dos mais desafiadores trabalhos, essenciais para toda a comunidade”, ressaltam.
De acordo com o vereador Lucas Arruda (Rede), desde a gestão anterior, existe a tentativa dos parlamentares para que a Prefeitura realize o pagamento deste valor previsto, o que ainda não se concretizou.
“No Acordo Coletivo assinado com o Sindicato dos Servidores Públicos, o prefeito pediu um prazo de 60 dias para fazer esse estudo. Ele se demonstrou muito sensível à causa para poder viabilizar essa situação. A gente espera que agora, com o tempo, esse estudo seja feito e que os profissionais possam receber esse incentivo financeiro no final do ano”, explicou.
A expectativa é que a partir de 2025 o Poder Executivo faça o repasse das verbas para a categoria, cumprindo as legislações federais.

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Deputado Cassio Soares e prefeito Paulo Ney alinham novas ações para Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG- O deputado estadual Cassio Soares esteve ao lado do prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, em uma série de compromissos no Sul de Minas nesta quinta-feira, 10 de abril. Entre as agendas, participaram da FELINJU,…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra cobra da Prefeitura relatório técnico que deve apontar soluções no transporte público

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), que pede esclarecimentos à Prefeitura sobre o transporte público. O parlamentar cobra a conclusão do relatório técnico que vem sendo elaborado…
Foto: CMPC/Divulgação

Escola do Legislativo realiza mais uma edição da Gincana do Saber

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas, através da Escola do Legislativo, realiza mais uma edição da Gincana do Saber, onde escolas do município participam de uma competição, unindo brincadeira e conhecimento. Baseado no livro…
Foto: CMPC/Divulgação

Alunos do curso de Direito da PUC Poços visitam a Câmara Municipal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, na última semana, alunos do curso de Direito da PUC Minas, campus Poços de Caldas, dentro do projeto Câmara em Visita. Acompanhados dos professores Virgílio Diniz Carvalho…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre exploração de Terras Raras em Poços

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 16 de abril de 2025, quarta-feira, às 18h, uma audiência pública sobre Terras Raras no município, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago…
Foto: CMPC/Divulgação

Gestão de resíduos sólidos é tema de Requerimento aprovado pela Câmara

Poços de Caldas, MG - Como o objetivo de saber do Executivo como está estruturado o sistema de gestão de resíduos sólidos no município, o vereador Douglas Dofu (União) apresentou um Requerimento, assinado também pela vereadora Pastora Mel (União), questionando…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!