Poços de Caldas, MG – A capacitação, realizada na manhã desta terça-feira, 15 de abril, no auditório do Centro Administrativo, reuniu cerca de 80 profissionais da educação. O conteúdo foi ministrado pelas equipes das Secretarias de Educação e Saúde.
O Programa Miguilim, desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo a identificação precoce e o tratamento de problemas de visão em crianças da Rede Estadual e Municipal de Ensino.
Em 2024, os profissionais da Rede Municipal participaram de um curso de formação para aplicar a triagem de acuidade visual por meio do Teste de Snellen. A capacitação, realizada na modalidade EaD, foi oferecida pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e abordou temas voltados à prevenção de problemas de visão na infância.
Em Poços de Caldas, o programa será implantado na Rede Municipal de Ensino a partir da próxima semana, com foco inicial no atendimento a casos prioritários de saúde visual.
“Ao observarmos a rotina em sala de aula, percebemos que muitos alunos necessitam de ajuda para questões como visão e audição. Esta capacitação é fundamental, pois nos prepara para lidar com esses desafios e orientar os alunos da melhor maneira”, afirma a professora Ana Luzia Ferreira Domingues.
Segundo a Secretaria de Saúde, o fluxo de atendimento será o seguinte: o profissional da educação, em sala de aula, identificará os casos e encaminhará os alunos para a unidade de Estratégia de Saúde da Família mais próxima da escola.
“O acesso à informação correta é um desafio para muitas famílias, principalmente as que enfrentam vulnerabilidade social. Por meio desta parceria entre Educação e Saúde, a escola se torna um facilitador, ajudando as famílias a encontrar o tratamento ocular adequado”, destaca Marcus Vinícius Menezes Lemos, secretário de Educação.
“A parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde é essencial para o sucesso do programa. Juntas, podemos oferecer suporte e orientação às famílias e crianças que necessitam de tratamento adequado e oportuno, além de melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar”, complementa Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, secretário de Saúde.