Poços de Caldas, MG – O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas realiza, no dia 17 de abril, das 9h às 12h30, o encontro de formação “Entre o saber e o sentir: Possíveis pedagogias de Laudelina”, com Leopoldo Maia e Letícia Souza. A atividade, gratuita e com vagas limitadas, propõe uma experiência sensível e reflexiva a partir da exposição “Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Melo”, atualmente em cartaz no IMS Poços. A proposta do encontro é dialogar com a trajetória de Laudelina, reconhecida por sua atuação multifacetada como militante, articuladora social, líder comunitária e mulher negra que transformou sua realidade e a de muitas outras ao longo do século 20. Serão exploradas práticas que conectam palavras, músicas e imagens às lutas, festas e celebrações promovidas por Laudelina em Poços de Caldas e em outras regiões do país.
O encontro pretende estimular a troca de saberes e a partilha de experiências a partir de temas como racismo estrutural, trabalho doméstico, educação antirracista e resistências culturais. A atividade é voltada para profissionais da educação, saúde, assistência social e agentes culturais, e comporta até 40 participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/encontro-de-formacao-entre-o-saber-e-o-sentir-possiveis-pedagogias-de-laudelina/2901285).
PROGRAMAÇÃO DIVERSA
A programação do IMS Poços segue com propostas diversas que combinam reflexão, arte e cultura. Na quinta-feira (17), às 9h, acontece a ação educativa gratuita Entre o saber e o sentir: possíveis pedagogias de Laudelina, parte da série de encontros formativos promovidos pela instituição. À noite, às 19h, será exibido o filme Kasa Branca, de Luciano Vidigal, com reprise no sábado (19), às 16h. Na sexta-feira (18), duas sessões movimentam o cinema: às 16h, Abá e sua banda, de Humberto Avelar, e às 18h30, o cultuado Cidade dos Sonhos, de David Lynch.
No sábado, às 19h, ocorre uma sessão especial e gratuita com os curtas Alegoria Urbana e Não Sou Eu, de Alice Rohrwacher, JR e Leos Carax. A programação do fim de semana se encerra no domingo (20), com reprises de Abá e sua banda (16h) e Cidade dos Sonhos (18h).